Notícias

Abertura dos JEPs em Ampére reúne atletas de 12 municípios

Postada em 20/05/2014

Cerimônia oficial de abertura da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná em Ampére aconteceu na última sexta-feira, 16, no Ginásio Municipal de Esportes Rondinha.

 

A abertura da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná em Ampére aconteceu na última sexta-feira, 16, no Ginásio Municipal de Esportes Rondinha com a presença de onze delegações. Os municípios de Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Verê, e a cidade anfitriã Ampére, participaram do desfile das delegações.

Além do desfile dos atletas, a cerimônia contou com o juramento do atleta pronunciado pelo aluno Mateus Lamp e do acendimento da pira olímpica, conduzida pelo professor Adir Marques Garcia. “Sou professor há muitos anos no município e nunca havia passado por uma experiência como essa. Não tenho palavras para descrever essa emoção”, destaca o educador físico. Um vídeo a respeito da cidade também foi exibido aos atletas. A animação ficou por conta da Banda RV2 e da Escola de Dança Studio Ballet Art, de Planalto, com uma apresentação artística de hip hop e jazz.

A Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná em Ampére e Santa Izabel do Oeste será realizada entre os dias 16 a 22 de maio. Está é a 61ª edição do evento organizado pelo governo do estado em parceria com as prefeituras dos municípios participantes. Neste ano, a Fase Regional conta a participação de 51 estabelecimentos de ensino de 20 municípios que compõem o Núcleo de Educação Francisco Beltrão.

No total, são mais de 2.200 atletas e dirigentes, que integram a maior regional do interior do Paraná. “Consultamos todas as fases regionais e está e a maior do estado do Paraná. Com os profissionais envolvidos, são mais de 2.500 participantes”, destaca a chefe regional do NRE de Francisco Beltrão, OzéliaNesiLavina.

O evento conta com sete modalidades esportivas: Futsal, voleibol, handebol, atletismo, basquetebol, xadrez e tênis de mesa. Em todas elas, haverá disputas nas categorias feminino e masculino A (para estudantes nascidos em 1997, 1998 e 1999) e B (para estudantes nascidos em 2000, 2001 e 2002). Em Ampére, serão realizadas as competições de futsal, voleibol, basquetebol e xadrez. As demais modalidades acontecem em Santa Izabel do Oeste.

Em seu discurso, o Prefeito Hélio Alves destacou a importância do investimento no esporte. “Aqui em Ampére, investimos muito em esporte e cultura, pois acreditamos que quando um jovem está com uma bola no pé e um instrumento na mão, está afastado das coisas ruins”, diz. A cerimônia também foi prestigiada pelo Prefeito de Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncine, e demais prefeitos dos municípios participantes.

A chefe regional do NRE de Francisco Beltrão, OzéliaNesiLavina, também ressaltou a parceria necessária para a realização do evento. “Nós tivemos presentes todos os prefeitos ou seus representantes nestas duas aberturas, isto mostra a unidade do governo do estado e a parceria com os seus municípios”.

Para o diretor de esportes, Joelson Oenning, o objetivo é oferecer as mais diversas modalidades para a nossa população. “Nossa preocupação é sempre proporcionar atividades que agradem a nossa população, além de, com um grande evento como este, levar o nome de Ampére a todo o estado”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Simonetto, parabenizou a Administração pela realização do evento. “Quero parabenizar os prefeitos pelo empenho e pelo compromisso para a organização destes jogos. Esporte é qualidade de vida e um evento como este sempre terá o nosso apoio”.

Os atletas classificados na competição representarão seus municípios na FaseMacrorregional do JEP’S em Santo Antônio do Sudoeste que acontece no período de 04 a 08 de junho de 2014 deste ano.  O evento contará com os campeões dos municípios e escolas jurisdicionados aos Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos e Laranjeiras do Sul.