Notícias

Edição 2014 da Feira do Livro é um grande sucesso em Santa Izabel do Oeste

Postada em 24/05/2014

O evento cultural foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio, no Centro Cultural Monsenhor Cestilio José Miotto, contando com a presença maciça dos munícipes e também de lideranças locais

 

A abertura do evento, realizada na quarta-feira, dia 14 de maio, contou com a presença do Prefeito Municipal Moacir Fiamoncini, Primeira Dama Leslié Defante, Vice-prefeito Luiz Carlos Cichocki, Secretária de Educação Stela Miotto, Vice-presidente da Câmara de Vereadores Clóvis Sponchiado, representantes de entidades do Município, estudantes e famílias izabelenses. Estima-se que mais de 500 pessoas estiveram prestigiando o evento.

A Feira do Livro, realizada anualmente em Santa Izabel do Oeste, é uma iniciativa da Administração Municipal, executada em parceria com o Setor de Educação e Cultura. Dentre seus principais objetivos está o incentivo ao hábito da leitura e o acesso à livros de qualidade por parte de toda a comunidade.

O Prefeito Moacir Fiamoncini, durante seu pronunciamento, destacou que a Feira é uma maneira de dinamizar a democratização do acesso ao livro. “O livro é um dos principais meios de difusão da cultura e transmissão do conhecimento. Através da Feira do Livro, temos a oportunidade de incentivar o hábito da leitura e demonstrar que um conteúdo de qualidade sempre estará disponível para os nossos munícipes”.

Em seguida, o representante do SESC (Serviço Social do Comércio) de Francisco Beltrão, Manoel Kobachuk, apresentou aos presentes a peça teatral “Menino Vou Te Contá”, que traduz de uma forma mais simples um pouco da história do Paraná.

A equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura organizou, durante os três dias de evento, um cronograma de visitação, oportunizando o aceso aos livros e as peças teatrais por parte de todos os alunos das escolas municipais. Além disso, os alunos da Escola Municipal Bruno Santin apresentaram durante a feira, no dia 15 de maio, uma versão do clássico “Chapeuzinho Vermelho”. Já no dia 16 do corrente mês, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Joaninha Sechini encenarem o conto “A Cigarra e a Formiga”.

Vale lembrar que a Feira do Livro é um evento sem fins lucrativos, totalmente destinado à cultura e ao lazer, recebendo largos elogios da população santaizabelense.