Notícias

Ações propostas pelas secretarias municipais de Saúde e Habitação prometem melhorar a qualidade de vida da população barraconense

Postada em 24/05/2014

Na tarde do dia 15 de maio, no auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu uma reunião com as Agentes Comunitárias de Saúde-ACS de Barracão, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Valdinei Batistti, e com o Chefe do Departamento Municipal de Habitação, José Borsatto, objetivando apresentar algumas propostas que visam melhorias tanto na cidade quanto nos bairros

 

Conforme José Borsatto, primeiro assunto tratado com as agentes comunitárias de saúde foi referente á reciclagem do lixo nas residências. “Um dos nossos principais objetivos, juntamente com as agentes de saúde, que visitam e acompanham as famílias, é educar as pessoas para que elas aprendam como reciclar corretamente o lixo. Esse é um grande desafio que estamos lançando, porém acredito que será um trabalho fantástico e que dará muito certo”, disse.

O Secretário destacou que esse assunto será tratado também nas escolas, conscientizando as crianças, para que elas informem os pais sobre a importância da reciclagem e ajudem nessa ação.

Ele disse que agora é momento de aconselhar as pessoas, pois a sociedade ainda está desorientada e, muitas vezes, não sabe o destino que deve dar à esses resíduos. “A nossa obrigação é orientar a população, para que ela saiba o que fazer com o lixo, para que ele tenha um destino correto, sem causar prejuízos ao Meio Ambiente”.

Outros dois projetos foram lançados e discutidos nessa tarde. Um refere-se ao funcionamento do Hospital e da Unidade Básica de Saúde de Barracão, já que há ainda muitas informações vagas, que geram dúvidas à população.

O outro plano, denominado “Meu Bairro Melhor”, prevê a formação de um mutirão para uma limpeza geral dos bairros, com a limpeza dos terrenos, pintura dos meios-fios das ruas, troca de placas, desobstrução de bueiros, dentre outras ações que visam melhorar a aparência dos bairros e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. “É um trabalho fantástico, que gerará grandes resultados. Esperamos contar com o apoio de toda a população”.

Diante dessas propostas, as agentes de saúde desempenham um papel fundamental, pois são elas que mantêm um contato maior com as famílias. Dessa forma, terão que dialogar com as pessoas repassando as informações recebidas nessa reunião, a fim de fazer com que as ações indicadas sejam realmente efetivadas.