Notícias

Secretaria de Saúde de Planalto desenvolve importantes ações na área preventiva

Postada em 27/05/2014

O curso de capacitação em salas de vacinas, a campanha de vacinação contra a Influenza e o mutirão contra o mosquito da dengue são algumas das ações desenvolvidas por toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde

 

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SALAS DE VACINAS

Lucia Matos, Coordenadora Municipal de Vacinação, informou que Planalto será sede do último curso de capacitação em salas vacinas realizado nesse ano. O encontro está sendo realizado nessa semana, nos dias 26 a 29 de maio. É oferecido pelo Município, vinculado com o Estado do Paraná e com a 8ª Regional de Saúde. “O curso abrangerá todos os profissionais que atuam nas salas de vacinas de Planalto, de Bela Vista da Caroba e de Pérola D’Oeste. Nesse período os postos de vacinação estarão fechados, pois todos os profissionais estarão participando do curso”, ressaltou.

A Coordenadora informou que o último curso de capacitação através do Estado aconteceu em 2004 e, devido algumas mudanças no esquema vacinal e com o surgimento de novas vacinas, surgiu a necessidade de se fazer uma nova capacitação para os profissionais, garantindo a eficácia da vacina, a correta aplicação e a armazenagem adequada. “O objetivo principal é fazer com que os profissionais apliquem a vacina de forma correta e com a máxima segurança, já prevendo as próximas campanhas. Quanto mais habilitarmos os nossos profissionais melhor será o atendimento prestado à população”, frisou.

O curso abrange o estudo de todas as vacinas contidas no calendário de vacinação de crianças, adultos e idosos, e alguns casos específicos, que não estão inclusas na caderneta.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Esse ano está sedo realizada a 16ª campanha de vacinação contra a Influenza. A enfermeira da vigilância epidemiológica de Planalto, Jussania Rossato Salvi, explicou que os grupos vulneráveis, que devem receber a vacina, são crianças de dois a seis anos; trabalhadores da área da saúde; gestantes; puérperas; idosos acima de 60 anos; e pacientes com doenças crônicas. “A meta é imunizar 80% da população. Agora, com a chegada do inverno, é importante que as pessoas que ainda não se imunizaram façam a vacina o quanto antes, para que estejam protegidas no período de maior circulação do vírus, levando em consideração que ela leva cerca de 15 dias para iniciar o efeito de proteção. Aproximadamente quatro mil pessoas serão vacinadas, sendo assim, quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor será a circulação do vírus”, explicou a enfermeira.

A campanha estava prevista para ser encerrada no dia 9 de maio, porém, como a meta não foi atingida, ela foi prolongada. 

A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Município.

CAMPANHA DA DENGUE

As equipes de vigilância sanitária e epidemiológica de Planalto estão realizando um mutirão, passando em todas as residências para fazer vistorias e a conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “O objetivo principal é conscientizar a população do risco que estamos correndo. As agentes comunitárias de saúde também desempenharão um importante papel, fazendo a entrega de panfletos informativos. Estamos com um alto índice de proliferação do mosquito, por isso as pessoas precisam colaborar, evitando o acúmulo de entulhos ou quaisquer outros materiais que acumulem água”, argumentou Jussania Rossato Salvi.

DEMAIS AÇÕES

Conforme Edemir Perico, Secretário Municipal de Saúde, os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo realizados normalmente e toda a equipe de trabalho está empenhada para prestar serviços de qualidade à população que procura atendimento.

Ressaltou que foram contratados novos profissionais nas áreas de neurologia e ortopedia. O ortopedista atende 15 pacientes toda segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde. O neurologista atende diariamente quatro pacientes.

Planalto conta com os serviços de nove médicos, que estão distribuídos nas quatro unidades básicas de saúde. Destes, quatro são especialistas em cardiologia, neurologia, ortopedia e ginecologia.

Os postos de saúde dos distritos de Centro Novo, Sagrada Família e São Valério foram totalmente reformados, receberam melhorias e ampliações. As novas estruturas são mais amplas e possibilitam que os profissionais desenvolvam os trabalhos da melhor forma possível, prestando atendimentos com ainda mais qualidade para a população. Agora está em construção a nova unidade do Distrito de Barra Grande, representando mais uma grande obra que dará mais comodidade para a população.

Dentre as importantes conquistas da área da saúde, o Secretário informou que recentemente Planalto foi contemplado com uma câmera itra-oral, que facilitará o trabalho dos médicos dentistas, dando a eles mais precisão no diagnóstico do problema do paciente.

Inauguração do Caps de Marmeleiro

Edemir Perico destacou que o Caps-AD 3 (Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas) de Marmeleiro, inaugurado no dia 17 de maio, será de fundamental importância para os municípios da região, já que são necessárias novas estruturas que atendam e ofereçam o tratamento adequado para os dependentes químicos, para que estes se recuperem e retomem uma vida saudável.  “O Caps de Marmeleiro atenderá cerca de 25 pessoas por turno, manhã e tarde, chegando á 50 pacientes diários. Um dos nossos pacientes já está sendo encaminhado para esse centro. Isso nos gratifica, pois agora a nossa população possui esse recurso mais próximo”, disse.

Os pacientes internados não terão custo algum, todas as despesas são por conta do Governo do Estado.