Notícias

Prefeito de Realeza participa do Seminário Diálogo Público na Capital do Estado

Postada em 03/06/2014

A viagem foi realizada na terça-feira, dia 27 de maio, mesma data em que ocorreu o evento prestigiado pelo chefe do Executivo Municipal

 

De acordo com o Prefeito de Realeza, Milton Andreolli, o objetivo da viagem a Curitiba foi participar de um Seminário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná(TCE-PR). “O objetivo de cada encontro é apresentar a nova diretriz da governança para o controle da gestão, além de tratar de temas como licitações e contratos, convênios, obras e controle interno. A edição paranaense do Diálogo Público é uma parceria do Tribunal de Contas da União com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Controladoria-Geral da União e Associação dos Municípios do Paraná. Através desse seminário, o Governo Estadual visa repassar aos gestores a ideia de que, através do diálogo público, é possível suceder melhorias nas ações públicas e nas governanças de cada município”.

Milton Andreolli destacou que o Seminário de Diálogo Público é um evento de grandes proporções e de igual importância para os municípios Paranaenses, em especial Realeza. “Esse é um evento de grande valia, no qual os gestores recebem informações importantes para que as suas respectivas administrações se adéquem à nova legislação pertinente em relação ao Tribunal de Contas do Paraná. É necessário que nós, enquanto parte do executivo municipal, estejamos sempre acompanhando as mudanças e nos adequando á elas, possibilitando melhorias no Município, sempre de acordo com as normas estabelecidas pelas esferas governamentais”.

O Seminário de Diálogo Público contou com a presença do presidente do TCU Ministro João Augusto Ribeiro Nardes, Ministro do TCU Raimundo Carreiro, Governador do Estado do Paraná ‘Beto’ Richa, Prefeito de Curitiba Gustavo Bonato Fruet, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Conselheiro Artagão de Mattos Leão, Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) Luiz Sorvos, representantes da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e integrantes da equipe do Instituto Rui Barbosa (IRB).

É importante destacar que o Tribunal de Contas da União, sem abrir mão de apurar a legalidade dos atos da administração, busca atuar de forma mais pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, irregularidades que se repetem ano após ano, como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projetos básico ou executivo e inadequados estudos ambientais. O evento, que teve como tema principal a melhoria da governança pública, já passou pelos municípios de Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT) e Palmas (TO), e ainda ocorrerá em diversos municípios brasileiros. O público-alvo é composto de gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de interessados em administração pública.