Notícias

Santo Antonio do Sudoeste sedia 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Macrorregional

Postada em 10/06/2014

A solenidade de abertura aconteceu no dia 4 de junho, no centro de eventos Albino Carminatti. Os jogos se estenderam até o dia 8 de junho

 

Acompanharam o ato, lideranças municipais, entre as quais o Prefeito Municipal, Ricardo Ortiña; o vice-prefeito, Valdir Oldra; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rafael Carminatti; e demais vereadores, secretários e servidores. Entre as lideranças regionais, estavam presentes o Prefeito Municipal de Ampére, Hélio Manoel Alves; a Prefeita de Capanema, Lindamir Denardin; o Secretário de Esporte de Bom Jesus do Sul, Miguel Muniz; o Secretário de Esportes de Clevelândia, Sandronei Siqueira das Chagas; o capitão da Terceira Companhia da Polícia Militar, Edson Roberto Cechinel da Silva; o sargento da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira, Adeildo Sibaldeli da Fonseca; e os chefes dos quatro núcleos regionais participantes dos jogos, sendo eles: o Núcleo de Educação de Francisco Beltrão, o Núcleo de Dois Vizinhos, Núcleo de Pato Branco, e o Núcleo de Laranjeiras do Sul. Dentre as lideranças estaduais estavam os representantes do Deputado Ademar Traiano.

A participação dos quatro núcleos totalizou 42 Municípios, 113 estabelecimentos de ensino e 2.125 atletas.

Os objetivos dos Jogos Escolares é promover o desporto educacional, através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um maior número de alunos, despertando assim o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos; congregar os alunos das várias regiões do Estado, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte e contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade;  e propiciar a oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos, sem perder de vista os valores educacionais dos Jogos Escolares do Paraná.

 O Prefeito Municipal, Ricardo Ortiña, destacou que os jogos escolares estão levando o nome de Santo Antonio do Sudoeste á reconhecimento estadual e estão alavancando e incentivando as atividades esportivas no Município. “Foi com muito prazer que recebemos os atletas de toda a nossa região. Podemos dizer que Santo Antonio do Sudoeste está se transformando a capital do esporte. Os Jogos Escolares incentivam a prática esportiva entre as crianças e jovens e fomentam o departamento esportivo. Durante todos os dias de jogos comparecemos ao estádio e torcemos por nossos atletas. O Município esteve muito bem representado em todas as categorias”, disse.

Ricardo Ortiña agradeceu a todos os participantes e disse que Santo Antônio do Sudoeste está em festa por ser a anfitriã de um evento tão grandioso. “Acredito que todos os santo-antonienses estão orgulhos de estar recebendo novamente os Jogos Escolares”.

O vice-prefeito, Valdir Oldra, frisou que os Jogos Escolares do Paraná é um importante evento, que reúne e promove a integração de atletas de toda a grande região. Conforme ele, os esportistas do Município se dedicaram e deram o melhor de si para fazer uma boa participação neste 61ª edição da competição.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rafael Carminatti, salientou que este foi mais um grande evento sediado pelo Município. “Toda a equipe da Administração Municipal trabalhou intensamente, com muita responsabilidade e competência para a realização dos jogos. Foi uma bonita abertura que, mais uma vez elevou o nome do Município. Também parabenizo todos os atletas participantes de mais esta edição. A parceria existente entre o Município e o Governo do Estado foi fundamental para a realização desse grandioso evento. O Legislativo Municipal também é apoiador desses acontecimentos”.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Ozélia Lavina, informou que os alunos atletas da categoria ‘B’, que se classificaram na fase macrorregional, estarão disputando as finais em Cianorte e a categoria ‘A’ estará disputando as finais em Foz do Iguaçu. “Os jogos são uma oportunidade para que os alunos aproveitem essa integração com os diversos municípios que compreendem os quatro núcleos”, frisou.

Ela explicou o motivo da escolha de Santo Antonio do Sudoeste para sediar os jogos. “Quando recebemos o pedido para que a Regional de Francisco Beltrão novamente fosse sede da fase macrorregional, buscamos manter contato com prefeitos parceiros, que quisessem realmente trabalhar junto conosco. O prefeito Ricardo Ortiña sempre foi nosso parceiro e nunca mediu esforços para contribuir com o Governo do Estado, com o Núcleo Regional de Educação e com os alunos atletas do Município. Sendo assim, o ele abraçou essa causa conosco e disponibilizou a ampla estrutura de Santo Antonio do Sudoeste para a realização desse evento. O nosso maior objetivo é buscar estas parcerias com os municípios”, explicou.

Ozélia Lavina avaliou de forma muito positiva as demais ações realizadas pelo Núcleo Regional de Educação nesse primeiro semestre. “Temos diversas obras em andamento, os professores estão com os seus salários em dia e contam com o reajuste salarial e com as horas atividades, oferecemos uma merenda escolar de excelente qualidade e para a realização do transporte escolar mantemos uma grande parceria com os municípios. Estamos trabalhando amplamente para construir uma educação de qualidade em nível de região Sudoeste e em nível de Estado. Queremos formar alunos completos, com competência de conhecimento para que se tornem grandes profissionais no futuro”, finalizou.