Notícias

Campo Erê e região comemoram intenção de instalação de Campus Avançado por parte do Instituto Federal Catarinense - IFC

Postada em 01/07/2014

A audiência pública para debater a criação do Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense (IFC), que é um dos melhores do País, aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 27 de junho, no Tênis Clube de Campo Erê, sendo altamente prestigiado por autoridades e lideranças, como também participação maciça da comunidade local e regional

 

FRENTE DE AUTORIDADES

Estiveram presentes o Prefeito de Campo Erê Rudimar Borcioni e sua esposa, o vice-prefeito Álvaro 'Gringo' Viganó e sua esposa, presidente do Legislativo Municipal Leonir Teske, secretária municipal de Educação Rosane Moreira, Coordenador do Evento Dario Ferlim, Reitor da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Jaime Giongo, Reitor do IFC (Instituto Federal Catarinense) Francisco Sobral, Deputado Federal Pedro Uczai, Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, Deputada Estadual Luciane Carminatti, Deputado Estadual Dirceu Dresch, secretário regional da SDR Enio Vichroski, Prefeito de Anchieta Ari Prestes, Prefeito de Saltinho Luis de Paris, Prefeito de São Bernardino Ivo Ludwig, prefeito de Santa Terezinha do Progresso Jacob Junges, secretário de educação de Palma Sola Cleunir Peliser (representando o prefeito municipal Domingos Lírio Locatelli), prefeito de São Lourenço do Oeste Geraldino Cardoso, prefeito do município paranaense de Renasença Lesir Canan Bortoli, vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, representantes da direção e alunos do CEDUP de Campo Erê, Polícia Militar, Polícia Civil, Comércio, Sindicatos e Imprensa.

PREFEITO MUNICIPAL RUDIMAR BORCIONI

"A partir desta audiência o Instituto Federal Catarinense estará apoiando o projeto que visa a instalação de um Campus Avançado em Campo Erê. Agora esse requerimento segue para o processo de avaliação e provável aprovação por parte do Ministério da Educação e Cultura", pontuou

o Prefeito de Campo Erê, Rudimar Borcioni. Prosseguiu afirmando que a criação de um Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense no Município irá resultar em grandes conquistas e em um maior desenvolvimento de toda a região. Esse é um movimento que não leva o nome de um prefeito ou de uma administração, mas sim a marca da população que luta em busca dos seus objetivos junto aos seus representantes nas esferas governamentais. É uma ação grandiosa, que funciona através da força do povo, contando com a parceria de entidades, instituições e empresas que, junto com os munícipes, lutam pelo sonho de ter um Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense em nosso Município. Sem dúvidas, nossa região tem a estrutura e os profissionais necessários para que esse Campus possa ser implantado aqui em Campo Erê, oferecendo às pessoas que vivem no Oeste Catarinense a oportunidade de contar com uma educação de qualidade, possibilitando sua entrada no mercado de trabalho já qualificado e com maior experiência”.

DÁRIO FERLIN - RESPONSÁVEL PELO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Segundo o Coordenador da Audiência Pública, Dário Ferlin, foi uma honra trabalhar no planejamento e execução desta importante ação. “Estou muito contente em poder receber a confiança da equipe administrativa para executar essa atividade. Realizamos uma pesquisa em nossa região,  compreendendo 14 municípios, sendo 11 deles em Santa Catarina (Bom Jesus do Oeste, Campo Erê, Novo Horizonte, Saltinho, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Romelândia, Palma Sola, Santa Terezinha do Progresso, Anchieta e Serra Alta) e três no Paraná (Flor da Serra do Sul, Renascença e Marmeleiro), somando uma população de aproximadamente 95 mil habitantes, que serão beneficiados com o Campus do IFC em Campo Erê, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) regular, na faixa de 0,710. Além disso, nossa região conta com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 1,794 trilhão. Vivemos em uma região que produz bem e se desenvolve de forma ágil e contínua, porém possui uma grande deficiência na questão de ensino superior. Esta região produz 350 mil toneladas de produtos agrícolas por ano, 271 milhões de litros de leite e mais de 247 mil cabeças de gado. Esse potencial, junto com algumas reivindicações á parte das administrações, fizeram com que o Deputado Federal Pedro Uczai optasse em beneficiar Campo Erê com esta importante contribuição no projeto de implantação do Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense. Nessa região dos 14 municípios contamos com 12.490 alunos, sendo que destes 4.500 já estão no ensino médio e 2.200 frequentam o nível superior. Porém, existe uma taxa de 35% dos alunos que, quando completam o ensino médio, ficam fora da sala de aula a partir dessa graduação e uma porcentagem de 50% do alunos que, quando concluem o ensino médio, não entram no ensino superior. Esse montante, com certeza, intrigou a nossa equipe, fazendo com que fossemos atrás de respostas para o porquê desse número tão elevado, e conseguimos respostas convincentes. De acordo com a população, existe uma dificuldade muito grande no deslocamento para outros centros educativos, principalmente para a população de baixa renda, que não possui condições de cursar o ensino superior em faculdades e universidades particulares. Foi por esse motivo que entregamos todos os dados da pesquisa para as autoridades competentes, provando a necessidade da instalação do Campus Avançado aqui em Campo Erê”.

DEPUTADO FEDERAL PEDRO UCZAI

É importante destacar que o evento foi organizado e executado através da proposição do Deputado Federal Pedro Uczai, que coordenou a Audiência Pública, na qual cerca de 20 pessoas se pronunciaram, representando diferentes segmentos da comunidade, defendendo a instalação do IFC no Município. “Sem mobilização não existe forma viável de conseguirmos a implantação do IFC em Campo Erê. É por esse motivo que decidimos convocar essa Audiência Pública, possibilitando a discussão de questões que envolvem a criação do Campus Avançado nessa região. É de suma importância a presença maciça da população, que mostrou a necessidade existente e o direito que possui em ter o Instituto Federal Catarinense aqui em Campo Erê. A partir desta mobilização, temos dois passos á tomar: a aprovação estratégica da ação por parte da reitoria do IFC, o que também já aconteceu com sinal positivo, e a junção de esforços financeiros e estruturais para disponibilizar os profissionais, materiais, local e infraestrutura necessária para que o Campus Avançado possa funcionar. A presença da população aconteceu e o IFC possui interesse, agora só precisamos criar condições de estrutura, humanas e financeiras para que o IFC se concretize em Campo Erê".

DEPUTADOS ESTADUAIS PADRE PREDRO BALDISSERA, LUCIANE CARMINATTI E DIRCEU DRESCH

Conforme os parlamentares, a realização da Audiencia pública é de suma importância para debater a criação do Campus do IFC em Campo Erê. “Essa é uma ação muito importante que está sendo realizada no Oeste catarinense, tendo em vista que seu objetivo é atender uma das maiores necessidades apresentadas pelos moradores dessa região: a implantação de um segmento do Instituto Federal Catarinense. Durante a Audiência foram possíveis os debates das questões de qualificação e profissionalização de inúmeras pessoas através do IFC que, além de oferecer uma educação de maior qualidade, vai proporcionar mais qualidade de vida aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento não só de Campo Erê, mas sim de todos os municípios desta região. O Brasil está entre os seis países do mundo que possui a melhor educação tecnológica, e agora também está entre os sete que aplicarão 10% de suas riquezes em educação".

REITOR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE FRANCISCO SOBRAL

De acordo com o Reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Francisco Sobral, o interesse apresentado pelos municípios da região na instalação de um Campus Avançado em Campo Erê é de suma importância na busca dessa conquista. “Para nós do Instituto é uma honra e uma alegria muito grande ver que toda a região está mobilizada na luta para que esse Campus possa ser criado aqui no Município. Sem sombras de dúvida, a iniciativa da realização dessa audiência é mais do que necessária para que o Ministério da Educação e Cultura possa mobilizar-se e apoiar esse projeto, colocando no seu planejamento de expansão da Rede Federal a construção de um campus avançado aqui em Campo Erê. Outro ponto importante que contribui nessa conquista é a integração de todos os municípios dessa região na busca de um único objetivo que, em curto prazo, possa beneficiar toda a população envolvida, trazendo mais oportunidades de uma formação no ensino superior, oferecendo, consequentemente, mais qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento do Extremo Oeste Catarinense”.

Se implantado, é possível que os primeiros cursos técnicos e profissionalizantes do Campus Avançado do Instituto Federal de Campo Erê sejam voltados para as áreas da agropecuária, zootecnista e agronegócio, tendo em vista que um dos eixos principais do Instituto está voltado para cursos que qualifiquem profissionais no ramo da Agricultura, um dos pontos mais fortes da economia da região Oeste de Santa Catarina.

PREFEITO LUIZ DE PARIS - SALTINHO

Na oportunidade, o Prefeito de Saltinho, Luis de Paris, que prestigiou o evento, destacou a importância da mobilização em torno do debate para a criação do Campus Avançado do IFC em Campo Erê. “Essa conquista, sem dúvidas, vai beneficiar toda a região Oeste de Santa Catarina. Existe um interesse por parte de todos os moradores das redondezas para que se desenvolva aqui em Campo Erê esse segmento do Instituto Federal Catarinense, já que o mesmo possibilitará maior qualidade de vida e também contribuirá para o desenvolvimento, não só do Município, mas sim de toda a Região. A expectativa é de que, como todos os municípios do Oeste de Santa Catarina possuem uma grande vocação na área da Agricultura, os primeiros cursos do Campus sejam voltados para o agronegócio”.

PREFEITO ARI PRESTES DE OLIVEIRA - ANCHIETA

Segundo o Prefeito de Anchieta, Ari Prestes, que também prestigiou a audiência, acompanhado de uma caravana de lideranças e alunos do seu Município, a criação do Campus Avançado em Campo Erê trará resultados positivos para toda a região. “Nós sabemos o quanto é importante trabalharmos em conjunto com os demais municípios da Região para que o Campus do IFC possa ser instalado e trazer resultados positivos em curto prazo. Anchieta está presente e apoiando mais esta iniciativa de desenvolvimento para a nossa região. Precisamos unir forças para que os acontecimentos positivos e estruturas necessárias efetivamente contemplem nossa região", sintetizou ele.

PREFEITO DE SÃO BERNARDINO - IVO LUDWIG

De acordo com o Prefeito de São Bernardino, Ivo Ludwig, esse é um projeto que merece o apoio e a atenção de todas as lideranças da região. “É de suma importância que todos se envolvam e contribuam com essa causa, dando seu apoio e incentivando a implantação do Campus Avançado do IFC aqui em Campo Erê. Esse projeto trará benefícios para todos os municípios do Extremo Oeste Catarinense, oferecendo um ensino superior de qualidade para aqueles que possuem interesse em se profissionalizar em alguma área do mercado de trabalho, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento dos municípios integrados nesta grande causa”, considerou o Chefe do Executivo Municipal de São Bernardino.