Notícias

Mais de 30 mil pessoas passaram por Salgado Filho durante os três dias da 20ª Festa do Vinho e do Queijo

Postada em 22/07/2014

A Festa iniciou na sexta-feira, dia 18, com a abertura oficial dos pavilhões da indústria e comercio e também dos produtos coloniais. A programação se estendeu até domingo, dia 20, encerrando com show do grupo Tchê Garotos

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de julho: Solenidade de abertura, abertura dos pavilhões, escolha da rainha e princesas e logo após baile com a Banda Edição Especial.

Dia 19 de julho: Abertura dos pavilhões, almoço (porco na grelha), festival de artes do Sudoeste, missa italiana, jantar típico italiano, show nacional com Gabriel Valim e baile com Edição Especial e Sthar Som do Paraná.

Dia 20 de julho: almoço típico italiano e almoço gaúcho, show italiano com Benhur Bem, show com Janaína Joy e show com Tchê Garotos. Durante os três dias também foi servido café colonial.

ABERTURA

A abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira, dia 18. Estiveram presentes várias autoridades e lideranças de vários municípios da região e também do Estado. Dentre os presentes, estiveram alguns deputados e o Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. Também alguns prefeitos da região. No domingo, o Governador Beto Richa também esteve em Salgado Filho visitando a Festa. Os prefeitos presentes, Ricardo Ortiña, de Santo Antonio do Sudoeste; Marlon Kuhn, de Planalto; Hélio Alves, de Ampére; Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul; Argeu Geittenes, de Pinhal de São Bento; Moacir Fiamoncini, de Santa Izabel do Oeste e Cláudio Gubertt, de Manfrinópolis, foram ouvidos pela equipe de reportagem do Jornal Tribuna Regional, que esteve fazendo a cobertura do evento. Todos destacaram a alegria de estar participando da Festa como representantes de seus respectivos Municípios. Também parabenizaram o Município de Salgado Filho pelo grande evento, que é sucesso e se destaca em toda a região.

Para o prefeito de Salgado Filho, Beto Arisi, as expectativas eram muito boas na noite de abertura. “Nós esperamos um público aproximado de 35 mil pessoas nesses três dias de festa. Para isso, toda essa programação foi pensada e elaborada. Muitas atrações para o público, e inúmeros produtos para comercialização, tanto na indústria e comércio quanto nos produtos coloniais. Esperamos que todos que venham para a 20ª Festa do Vinho e do Queijo saiam satisfeitos e possam retornar na próxima edição”, pontuou o Prefeito.

ESCOLHA DA RAINHA E PRINCESAS

Um belo desfile, valorizando a cultura italiana, foi organizado para a escolha da rainha e princesas das 20ª Festa do Vinho e do Queijo. Oito candidatas se colocaram à disposição para abrilhantarem a escolha. Após desfile coletivo e individual, a mesa de jurados deu suas notas à cada candidata, sendo eleitas Rafaela Batista, 2ª Princesa; Ana Carolina Heiman, 1ª Princesa e Bruna Marchetti, Rainha.

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO FINAL

O encerramento da Festa aconteceu no domingo, dia 20 com show do grupo Tchê Garotos. Foram ouvidos pelo Jornal Tribuna Regional, o Presidente da CCO (Comissão Central organizadora), Cesar Zanin, o prefeito Beto Arisi, o Secretário Municipal de Agricultura, Astério Marchetti e alguns expositores de produtos coloniais, que fizeram uma avaliação da 20ª edição da tradicional e consagrada Festa do Vinho e do Queijo.

“Nós esperávamos receber de 30 a 35 mil pessoas durante os três dias da festa e essa expectativa foi mais do que superada. Nosso trabalho valeu muito a pena. Tivemos alguns imprevistos e mudanças na programação ‘no meio do caminho’, mas, mesmo assim, a nossa festa encerra-se coroada de muito sucesso e satisfação, tanto de nós, organizadores, quanto do público que veio nos prestigiar e abrilhantar ainda mais a Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho”, destacou o presidente da CCO, Cesar Zanin.

De acordo com o prefeito, Beto Arisi, a festa não poderia ter sido melhor. “Nós conseguimos atingir nossa meta de público, nossos expositores, principalmente dos produtos coloniais, superaram as metas de comercialização, sem contar o grande número de pessoas que participou dos almoços típicos e do café colonial organizado pelos clubes de mães. Nós, juntamente com a equipe de organização, planejamos e executamos uma programação bastante diversificada para contemplar todos os gostos. Queremos agradecer a população de toda região que veio para Salgado Filho e que comprou seu queijo, seu vinho. Tivemos três dias de tempo bom, um pouco frio, propício para as pessoas tomarem um vinho e prestigiarem a nossa Festa”.

Beto Arisi destacou também o movimento econômico que a festa traz para o município e os benefícios para a população. “É importante destacar que com a grande comercialização de produtos que acontece durante a festa, nós conseguimos um movimento econômico muito bom, que aquece a nossa economia local e incentiva os produtores a produzirem mais e com mais qualidade”.

Astério Marchetti, Secretário de Agricultura do Município, destacou a importância da comercialização dos produtos coloniais durante a festa. “Esse é um fator muito importante, pois nossos produtores têm uma renda a mais, além da comercialização normal que acontece o ano todo. Isso gera mais renda, e, automaticamente, mais qualidade de vida para quem vive no campo e produz e comercializa os produtos coloniais. Nós estamos muito contentes com os resultados desse ano, e esperamos que o próximo seja ainda melhor”.

PRODUTOR DE VINHO

José Dalle Laste, produtor dos Vinhos do José, disse que para esse ano preparou seis mil litros de vinho, de todos os tipos. “Vendemos tudo”, destacou. “O que tínhamos preparado para essa festa, foi vendido. A nossa expectativa foi mais do que superada e, por isso, agradecemos a todos que participaram da festa e adquiriram os nossos produtos”. Para seu José, a festa é importante por ser uma fonte de vendas a mais para os produtores. “Nós temos casos em que a lucratividade do produtor em três dias de festa é maior do que no resto do ano todo, e isso é muito bom porque divulga nosso município e nossos produtos em toda a região”.

PRODUTOR DE QUEIJO

Sidinei Klein, dos Queijos Leite Bom, falou da satisfação de participar de mais uma Festa do Vinho e do Queijo e comercializar seus produtos. “Nós industrializamos 1.700 quilos do queijo de todas as variedades para essa festa. Graças à Deus, vendemos tudo o que trouxemos, tendo que, infelizmente, deixar alguns clientes ‘na mão’, porque faltou queijo. Isso comprova a qualidade dos nossos produtos, bem como os demais que aqui estão, pois todos tiveram seus estoques praticamente esvaziados. Isso é muito bom, pois compensa todo o trabalho que temos e satisfaz nosso cliente, que sai sempre satisfeito com os produtos de qualidade que ele pode adquirir aqui em Salgado Filho, mas em especial, na Festa do Vinho e do Queijo”.