Notícias

40 famílias têm seus terrenos regularizados em Bom Jesus do Sul

Postada em 29/07/2014

Na noite de 22 de julho, às 18hs30min, no Centro de Convivência, aconteceu uma reunião com 40 famílias do Município, para a regularização dos terrenos

 

O Prefeito Municipal, Cezar Bueno, informou que esse processo de regularização teve início em 2012, quando a Juíza Branca Bernardi solicitou que os prefeitos dos municípios integrantes da Comarca de Barracão enviassem um relatório de todos os loteamentos irregulares. A partir daí teve início um intenso trabalho para a regularização desses terrenos. “Após um ano e meio de muito trabalho, dedicação e comprometimento, na noite de 22 de julho, oficializou-se a entrega desses 40 terrenos, distribuídos em três loteamentos de Bom Jesus do Sul. Hoje as famílias possuem os documentos de seus terrenos em mãos, com isso elas podem buscar recursos junto á Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil ou qualquer outra instituição financeira e podem recorre aos programas habitacionais”, informou.

Para que todo esse processo fosse realizado, o Prefeito ressaltou que foi necessário o trabalho conjunto de um grande número de pessoas. “Tudo isso teve início com uma ação da Dr. Branca Bernardi, posteriormente exigiu o empenho da Administração Municipal e a parceria com a Câmara Municipal de Vereadores para a aprovação dos projetos. A partir daí buscou-se parcerias com a Copel, com a Sanepar e com as demais entidades do Município”, enfatizou.  

Conforme o Prefeito, também está sendo realizado um importante trabalho para melhorar a infraestrutura desses loteamentos, com a efetivação de calçamentos e calçadas. Em alguns bairros a Sanepar estará realizando a ampliação da rede de água e a Copel também estará ampliando a rede de energia elétrica.

ABERTURA DE NOVOS LOTEAMENTOS

Cezar Bueno ressaltou que nada impede a abertura de novos loteamentos no Município, desde que sejam regulares. Nesse sentido, informou que, no momento em que teve início o processo de regularização dos terrenos, os proprietários de chácaras ao redor do perímetro urbano foram proibidos de vender pedaços de terra sem a devida documentação. Caso a ordem não seja comprida, eles poderão responder um processo criminal por loteamento irregular.

A partir de agora, o Prefeito disse que terá início o processo de regularização dos loteamentos na Linha São Paulo. “Há um grupo de empresários que adquiriram uma área nesta comunidade, para que em breve seja implantado um loteamento empresarial e outro loteamento residencial”, ressaltou.  “Todos os loteamentos regulares implantados no nosso Município são muito bem vindos, pois contribuem com o desenvolvimento de Bom Jesus do Sul”, continuou.

Existe ainda um projeto em trâmite para a regularização de pequenas propriedades rurais.

No final da reunião foi servida uma deliciosa janta, preparada pela equipe da Administração.