Notícias

Cresol de Salgado Filho promove encontro para o lançamento do Plano Safra 2014/2015

Postada em 08/08/2014

O evento foi promovido pela Cresol, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Coopersal, e se realizou no dia 1 de agosto, no Pavilhão do Bosque Municipal. O encontro também marcou a comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar

 

O encontro objetivou apresentar os avanços e desafios da Agricultura Familiar, bem como a importância e a força que a organização sindical tem na conquista de benefícios para a agricultura.   

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Viane Carbonera Martin, parabenizou todos os agricultores presentes pelo belíssimo trabalho que desenvolvem. “A agricultura possui um grande potencial e é um setor muito forte. Temos grandes lideranças que nos representam. Isso é importante e nos motiva a lutar cada vez mais pelos nossos agricultores familiares, que são os responsáveis pela produção do alimento que sustenta a nação”.

O Secretário Municipal de Saúde, Helton Pfeiffer, parabenizou todos os agricultores pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar. Da mesma, forma parabenizou a Cresol, a Coopersal e o Sindicato, que são três importantes instituições que visam o desenvolvimento do setor agrícola. “Todas as conquistas da agricultura familiar são resultados da organização e da união dos agricultores e das entidades ligadas ao setor”.

Conforme ele, a sucessão familiar é algo fundamental para que a agricultura se mantenha forte. “Temos que apoiar e incentivar os jovens, para que eles permaneçam nas propriedades e dêem continuidade aos trabalhos. Todas as políticas públicas para a agricultura e o Plano Safra visam garantir uma melhor qualidade de vida para os nossos produtores rurais”, explanou.  

Helton Pfeiffer falou sobre a importância da Secretaria Municipal de Saúde para a agricultura. “Dentro da Secretaria também é realizado um trabalho focado na saúde dos nossos agricultores. Estamos sempre a disposição, para que juntos possamos construir políticas públicas voltadas para a saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais”, salientou.

Em breves palavras, o representante da Coopersal, Sidnei Matana, disse que as cooperativas têm um papel fundamental para a organização e desenvolvimento da Agricultura Familiar. A Coopersal é uma cooperativa de leite e conta com cerca de 200 sócios que, juntos, produzem aproximadamente 400 mil litros de leite. “São pequenos agricultores que dependem da atividade leiteira para sobreviver na agricultura”, frisou.

O Prefeito Municipal, Beto Arisi, também deixou as suas saudações aos agricultores e a todos os organizadores do evento. “Temos que comemorar os grandes avanços da agricultura. Nos últimos anos, os produtores rurais passaram a ter acesso facilitado às linhas de crédito. É importante que eles invistam esses recursos nas propriedades, para que possam progredir e para que esses investimentos gerem retornos. As propriedades rurais são verdadeiras empresas, que devem ser muito bem administradas”, ressaltou.  

Estiveram presente no evento o Prefeito Municipal, Beto Arisi; Ovidio Constantino, representando Unicafes; o Coordenador Estadual da Cooperhaf, Elizandro Paulo Krajczyk; Viane Carbonera Martin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vereadora; o Presidente da Cresol de Salgado Filho, Edivar Alvaro Anater; o representante da Coopersal, Sidnei Matana, que esteve representando o presidente da Cooperativa, Eloi Klein; secretários municipais e vereadores.

Ganhadores dos prêmios sorteado pela Cresol:
Moto: Odair Jose Dalle Laste; televisão: Augustinho Pereira; notebook: Marcelo da Costa; ar condicionado: André Fankhauser; celular: Volnei Cezar Matana; celular: José Bernardelli.
Produtores que adquiriram tratores pelo BRDE, Trator Solidário e Mais Alimentos:
Vilson Schorn, José Bernardeli, Gilvani Baumgarten, Nelso Azzolini, Osmar Favoretto e Odair José Dalle Laste.