Notícias

Polícia Militar de Dionísio Cerqueira inicia patrulha escolar em escolas municipais e estaduais do Município

Postada em 27/09/2014

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira iniciou neste mês de setembro suas atividades de Patrulha Escolar nas escolas municipais e estaduais do Município. A equipe da Patrulha Escolar é composta por quatro duplas de policias militares da 2ª CIA/11ºBPM/FRON de Dionísio Cerqueira, as quais realizam visitas periódicas nas escolas no período diurno e noturno, tanto nos dias de semana como nos finais de semana

 

Os primeiros passos do projeto Patrulha Escolar consistem em visitas às 16 escolas estaduais e municipais participantes, na qual iniciou-se o contato pessoal com os diretores, professores, serventes, merendeiras, estagiários, alunos, enfim, todo o quadro escolar, assim como com pais que se fazem presentes nas escolas nos momentos em que a Patrulha Escolar realiza suas visitas.

Como estratégias para identificação dos problemas de segurança escolar, tanto na questão comportamental como em relação à infraestrutura, tem-se a aplicação de uma vistoria preventiva e de reconhecimento (questionário e visita guiada), conversas informais com alunos, pais, demais funcionários do quadro escolar e caixa ouvinte, na qual os mesmos poderão relatar problemas de segurança em sua escola ou bairro que residem.

Nesse momento, procura-se conhecer a realidade de cada escola, realizar o registro fotográfico da mesma, assim como, realizar uma vistoria preventiva e de reconhecimento.

O contato com os alunos está ocorrendo de diversas maneiras, tanto com o policial militar em sala de aula, como em frente à escola nos horários de saída e chegada dos alunos, assim como no pátio nos horários de intervalo para o lanche.

As visitas em sala de aula baseiam-se em uma breve explanação do que é o projeto, seus objetivos e ações que serão desenvolvidas para a identificação dos problemas de sua escola, na qual se procurou deixar claro o quão importante é o trabalho em parceria, ou seja, Polícia Militar, comunidade escolar e pais, todos juntos na prevenção ao crime nas escolas.

A cada visita, os alunos estão se aproximando mais dos policiais militares e adquirindo confiança. Durante as visitas, os alunos têm a liberdade de conversar com os policias militares e relatar sobre problemas de segurança em sua escola, assim como problemas de segurança pública em seu bairro residente e conhecer um pouquinho sobre o que é ser um policial militar, a importância do trabalho da Polícia Militar, assim como da PARCERIA da comunidade com esta.

A CONFIANÇA da comunidade na Polícia Militar é algo de extrema necessidade para o desenvolvimento de um trabalho de segurança eficaz e eficiente, pois ao contrário do que muitos pensam, o policial militar é amigo da comunidade e necessita dela para poder identificar e ajudar, assim como, orientar a mesma a solucionar e, principalmente, a PREVENIR os seus problemas de segurança pública.

Segundo relato de diretores, essa parceria da polícia militar e quadro escolar através do projeto Patrulha Escolar já esta surtindo resultados positivos, tais como redução de casos de perturbação no entorno das escolas, bem como redução do absenteísmo.

Após a identificação e priorização dos problemas de segurança nas escolas, far-se-á a análise dos mesmos a fim de conhecer sua real causa, posteriormente, serão levantadas estratégias de enfrentamento das mesmas conforme a realidade diagnosticada em cada escola, um trabalho desenvolvido sempre em conjunto com o quadro escolar.

Polícia Militar de Dionísio Cerqueira: buscando a prevenção do crime nas escolas através de uma parceria da Polícia Militar, comunidade escolar e pais.