Notícias

Legislativo de Barracão promove sessão solene alusiva ao dia do gaúcho

Postada em 0000-00-00 00:00:00

A segunda sessão em comemoração ao dia do gaúcho aconteceu no último sábado, dia 20 de setembro

                                                                                   

Além dos vereadores, da juíza da Comarca, Doutora Branca Bernardi, e do prefeito Marco Aurélio Zandoná, várias autoridades e lideranças de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul participaram da sessão, que também foi prestigiada por grande público.

Apresentações culturais típicas gaúchas, como músicas, declamações e poemas, abrilhantaram ainda mais o evento.

Cada vereador também teve a oportunidade de homenagear um tradicionalista gaúcho por manter viva a tradição em nosso município até os dias atuais. A cada homenageado, foi entregue uma moção de aplausos e reconhecimento.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, Arnoldo Lima dos Santos, valorizar a cultura gaúcha é muito importante, visto que grande parta da população é de origem gaúcha. “Nós sabemos que quem não veio do Rio Grande do Sul, ou é filho, ou é neto, ou ainda tem algum parentesco com os gaúchos. Essa é uma cultura muito bonita, que zela pelos bons costumes e é importante que seja preservada. Nós, enquanto Legislativo, estamos fazendo o possível para que o gauchismo esteja entre nós”, destacou. Arnoldo pontuou ainda que não só na semana farroupilha, mas também todas as demais cultura tem o apoio dos vereadores do Município de Barracão.

O idealizador de todo esse trabalho, que iniciou no ano passado com a primeira edição, também falou ao Jornal Tribuna Regional. O vereador Cafuncho explicou que no ano passado foi apenas um dia de atividades. “Em 2013 organizamos o dia do gaúcho. Foi um bom evento, com atividades durante todo o dia. Para esse ano, organizamos, em parceira com o CTG e com o fórum da comarca, através da Doutora Branca, toda uma semana de atividades: a Semana Farroupilha de Barracão, que culminou na sessão solene de hoje, dia 20. Desde o início da semana muitas atividades aconteceram desde a abertura no fórum. A programação se estendeu também para Bom Jesus do Sul, onde também foram realizadas algumas atividades. Tivemos tertúlia, apresentações da invernada artística do CTG, enfim, foi toda essa semana e hoje essa bela sessão solene, onde também foram feitas justas homenagens aos que não medem esforços para manter essa chama acesa e a cultura gaúcha viva entre nós”, finalizou Cafuncho.