Notícias

Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina visita Dionísio Cerqueira

Postada em 0000-00-00 00:00:00

A visita aconteceu na tarde do dia 28 de agosto, na SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina)

 

O trabalho iniciou com uma reunião com a Secretária Regional, Bianca Maran Bertamoni, e com a Gerente de Educação, professora Nilza Suffredini, e com o Gerente de Infraestrutura, engenheiro Leandro Kruger. Também participou o diretor de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (SED), Gilberto Luiz Agnolin.

Na sequência, o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, se reuniu com os diretores e equipes pedagógicas das 18 escolas que atendem os municípios de Anchieta, Princesa, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira. Foram abordados temas relacionados ao Orçamento da Educação Catarinense para 2015 e assuntos particulares de cada unidade escolar. 

Eduardo Deschamps ressaltou que essa visita integra um roteiro de reuniões que realiza com os gestores escolares, com as gerências de educação e secretários regionais para definir os projetos da educação, avaliar os projetos em andamento e, principalmente, conhecer a realidade de cada município, para definir os aspectos que estarão no orçamento de 2015, que está em fase de elaboração.

Ele destacou que o setor de Educação teve um grande avanço no Estado de Santa Catarina. “Temos vários programas que estão gerando resultados positivos. A alfabetização, por exemplo, é um programa que contribuirá para melhoria da qualidade da educação; acabamos com a progressão automática, em que o aluno, muitas vezes, era aprovado sem ter o conhecimento necessário; junto á isso criamos um programa de reforço, o ‘Programa Estadual de novas Oportunidades de Aprendizagem’, que está sendo desenvolvido em todo o Estado; estamos reformulando o ensino médio e ampliando o ensino médio inovador, que refere-se ao programa de ensino em tempo integral; triplicamos as vagas no ensino médio de educação profissional; temos o programa de revitalização de escolas; implantamos um novo processo de seleção de diretores, agora eles elaboram um plano de gestão e são eleitos pela comunidade. A partir do ano que vem o método será realizado em todas as escolas estaduais; também existe o cartão escolar, que envia recursos diretamente na conta da escola para que os diretores possam investir em ações específicas e problemas mais pontuais que possam existir na unidade escolar. Esses são alguns dos nossos avanços, que estão resultando em grandes melhorias para a educação”, pontuou.  

TECNOLOGIA

Conforme o Secretário, nesse ano está sendo realizada a renovação da proposta curricular de Santa Catarina, a expectativa é que até o mês de outubro a mesma seja concluída. Sendo assim, no próximo ano acontecerá uma formação com os professores a respeito do novo currículo. “O novo currículo exige novas metodologias de ensino, as quais exigem novas tecnologias. Estamos iniciando vários programas ao mesmo tempo, já temos o pedido de financiamento para o programa ‘Educação e Inovação em Santa Catarina’, em que serão aplicados cerca de R$ 200 milhões na melhoria das tecnologias educacionais das escolas; já tivemos a entrega de lousas e de tablets para os educadores. Estaremos avançando nisso, pois esse equipamento também deve chegar até os alunos; estamos concluindo a licitação das novas velocidades de conexão de internet para as escolas; junto á isso, no final de outubro estaremos lançando o portal do aluno, em que os pais poderão acessar todos os dados escolares do estudante, e o portal do professor, em que os educadores poderão fazer a interação com os alunos; os estudantes também têm acesso a um portal onde podem fazer simulações do Enem e se preparar para fazer a prova”, explanou.  

OBRAS DA NOVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GOVERNADOR IRINEU BORNHAUSEN

No tocante ás polêmicas obras que foram interditadas da Escola Estadual Irineu Bornhausen, do Bairro Três Fronteiras, Eduardo Deschamps informou que existe um relatório preliminar técnico, o qual aponta que parte da estrutura existente ainda pode ser aproveitada. “Se tratando de um investimento público temos que fazer o melhor aproveitamento possível. Agora temos um projeto definitivo, sendo que um recurso de R$ 90 mil já está liberado para a Regional, a qual estará fazendo a contratação da empresa vencedora que executará o projeto. No momento que iniciar as obras saberemos o que fazer com relação ao aproveitamento da estrutura que já está construída. Essa obra é um anseio da comunidade e a Secretaria Regional está bastante envolvida nesse processo para que possamos solucionar esse problema”, enfatizou.

O Secretário informou que o recurso inaproveitável investido na obra pelo Governo do Estado será tratado através de um processo indenizatório, para que o Estado possa ser ressarcido.

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA NOVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. THEODURETO CARLOS DE FARIA SOUTO

As obras dessa escola também já geraram muita polêmica entre a comunidade escolar, sendo que o projeto inicial previa que a unidade escolar mudaria de endereço, situação que não era aceita pela comunidade. Diante disso, Eduardo Deschamps apontou a possibilidade da escola continuar no mesmo local. “Teremos uma escola nova, que estará absorvendo alunos do ensino médio e do ensino fundamental. Particularmente, em conversas preliminares que tive com a Gerência de Educação e com a Secretaria Regional, acredito que a escola Theodureto continuará no mesmo endereço. Precisamos verificar quais serão as etapas educacionais existentes, pois uma coisa é certa: a escola atual não comporta o aumento da demanda, sendo assim precisamos de um novo equipamento escolar que tenha condições de abrigar esses alunos. Conversamos com o Ministério da Educação sobre a possibilidade de demolição do atual Theodureto para a construção de uma escola totalmente nova, porém tivemos um parecer negativo. No entanto, analisando a demanda, a localização da escola e o crescimento do Município, eu acho que tem lugar para dois equipamentos: faz-se a recuperação da atual escola, constrói um novo equipamento e faz-se o ajuste de alocação de alunos. Dessa maneira toda a comunidade será beneficiada. A informação que eu tenho é que a nova escola será construída próximo ao Ginásio de Esportes”.

O Secretário também destacou a construção da E.E.B. Cedrense, em São José do Cedro; a possibilidade de construção de uma nova escola em Palma Sola; a reforma da Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva (POPS), de Anchieta; e a inauguração da nova E.E.B. Elza Mancelos de Moura, em Guarujá do Sul.

A Secretária Regional, Bianca Maran Bertamoni, destacou que a visita do Secretário do Estado de Educação, Eduardo Deschamps, foi de grande importância para a regional, visto que foram abordados os projetos em andamento e os projetos futuros que visam a melhoria da qualidade da educação na região e em todo o Estado de Santa Catarina. “Em reunião com os diretores, os mesmos puderam apresentar os anseios das unidades escolares que representam; tratou-se sobre o plano de carreira; e discutimos sobre os novos projetos que a Secretaria Estadual de Educação vem desenvolvendo”, salientou.