Notícias

Crianças e adolescentes de Anchieta recebem aulas de violão

Postada em 17/12/2014

As aulas de violão são ministradas pelo instrutor de música, Loacir Severo, desde o dia 1 de julho de 2014. O projeto atende crianças e adolescentes de seis a 15 anos

 

Loacir Severo ressaltou que seu objetivo é ensinar às crianças e adolescentes as noções básicas sobre os vários estilos musicais. No início, ministrava as aulas para aproximadamente 40 alunos e hoje já existe uma turma de 76 crianças.

As aulas acontecem no período matutino, vespertino e nas terças-feiras á noite. O curso é realizado através do Cras, sem custo nenhum para os alunos. Conforme o instrutor, é importante que cada criança tenha o seu instrumento, para que possa trinar em casa. “A música desenvolve a concentração, facilitando a memorização, e o lado musical das crianças, ativando seus sentimentos. O aprendizado de cada aluno é muito relativo com o tempo que ele se dedica aos treinamentos. Uma criança regrada evolui mais rapidamente”, disse ele.

O contrato inicial prevê o encerramento das aulas no dia 31 de dezembro, porém Loacir Severo ressaltou que, se continuar desenvolvendo esse trabalho, irá focar em um ensino mais intensivo. “A ideia é selecionar os alunos que mais se destacam para formarmos alguns arranjos musicais e apresentarmos ao público. Isso demonstrará que Anchieta possui grandes talentos, que devem ser reconhecidos”.

Para este final de ano, o instrutor salientou que não será realizada nenhuma apresentação, pois acredita que as crianças ainda não estão preparadas para uma exposição em público. “Estamos realizando esse trabalho há apenas seis meses. As crianças precisam de mais tempo para adquirir mais habilidade. Qualquer exposição agora pode acabar ‘travando’ o desempenho dos alunos”, finalizou.