Notícias

Balanço positivo de 2014 e boas perspectivas para 2015 contemplam o trabalho da Administração Municipal de Nova Esperança do Sudoeste

Postada em 20/01/2015

Jair Stange, prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, em entrevista exclusiva à reportagem do Jornal Tribuna Regional, falou sobre as grandes ações e conquistas que contribuíram com o desenvolvimento do Município em 2014

 

O prefeito concedeu entrevista no dia 16 de janeiro, em seu gabinete, quando destacou de forma setorizada o trabalho desenvolvido no Município

SAÚDE

“Na saúde, as conquistas foram muitas, visto que aproximadamente 22% do nosso orçamento é investido em saúde, quando a legislação nos obriga a investir apenas 15%. Com isso, estamos concluindo a Unida de Saúde do bairro Jardim Primavera, que dará apoio à unidade central. No centro, temos o hospital e o posto de saúde anexos. Como a demanda é grande, essa nova unidade vai desafogar e trazer mais qualidade no atendimento às pessoas. Além disso, realizamos obras nas unidades de saúde do interior, mais precisamente nas linhas Km 38, Barra Bonita e Rio Gavião. Os investimentos não se deram apenas nos postos. Também adquirimos uma ambulância nova e equipada, temos uma van à disposição para o transporte de passageiros e todos os veículos da saúde foram trocados. Enfim, o departamento Municipal de Saúde está estruturalmente muito bem equipado, conta com profissionais altamente qualificados, uma farmácia sempre completa. Tudo isso, sempre pensando na melhoria do atendimento e na qualidade de vida da nossa população”.

EDUCAÇÃO

“No setor de educação, nossa principal conquista foi a super creche. Com recursos viabilizados pelo Deputado Federal Assis do Couto e diretos do FNDE, conquistamos essa creche, que em breve terá a obra iniciada. Essa era uma das nossas maiores demandas, que logo será uma realidade. Além do desenvolvimento da educação, irá contribuir com todo o nosso Município, visto que as mães poderão deixar seus filhos em local apropriado, e assim poderão contribuir para suprir a falta de mão de obra que se tem. Dessa forma, termos mais gente trabalhando, gerando renda para a família e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Município. Ainda falando em educação, já aliando com a Assistência Social,tivemos muitos avanços. Quando assumimos o Governo, o IDEB de Nova Esperança do Sudoeste era 5,4. Nossa meta era chegar à 5,8, e nossa média atual é 6,1. Isso tudo, graças ao comprometimento dos nossos profissionais, tanto da Educação, quanto da Ação Social, visto que muitos projetos e cursos são desenvolvidos através do CRAS, melhorando também a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos. Esse trabalho tem recebido um acompanhamento periódico, para que continue e melhore ainda mais esses índices”.

AGRICULTURA

“A agricultura em nosso Município é muito forte e se destaca por ser um dos braços da nossa economia. A produção leiteira faz grande movimento econômico todos os meses e gera muitos empregos. Por sua vez, a Administração Municipal tem sido parceira no sentido de dar incentivos agrícolas, para que esse campo produtivo se desenvolva ainda mais e gere mais qualidade de vida e renda para os agricultores”.

INFRAESTRUTURA /OBRAS, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

“Nós temos um parque de máquinas muito bem estruturado para atender a demanda do setor rodoviário. Temos estradas de qualidade em todo nosso Município, para que toda nossa produção possa ser escoada com segurança. Também fizemos importantes obras de infraestrutura como o asfalto na Linha Rio Gavião, onde anualmente acontece a tradicional festa do colono. Era uma antiga demanda da comunidade, que com muito esforço, conseguimos atender. Também foram muitas ruas da cidade quer receberam pavimentação, além de encascalhamento em estradas rurais. As indústrias do nosso município são muito importantes, pois contribuem muito com a geração de empregos e renda. Podemos citar os Extintores Stage, a Rede de Postos Stange, a Sabiá Ecológico, as facções e confecções, além do nosso comércio, que também é muito importante e faz com que nosso município cresça e se desenvolva cada vez mais”.

Outra obra importante citada pelo prefeito foi a nova sede da prefeitura. “Essa é uma das maiores e mais importantes obras. Ela está em pleno andamento e temos a intenção de entregar até outubro. Temos uma estrutura que não comporta toda a demanda e requer muitos alugueis, enfim, e uma estrutura nova, ampla e moderna vai atender nossa necessidade e dar mais comodidade à quem busca os serviços prestados pelo Poder Público. Também temos um projeto para melhoria do nosso estádio municipal. Será feita uma melhoria muito significativa nas arquibancadas, nas cabines de rádio, enfim, para dar mais conforto para o público  e para a Imprensa, uma vez que o futebol é uma das nossa maiores alegrias. Nossa equipe de futebol tem se destacado muito nas competições e nesse ano irá participar novamente. Nós apoiamos e incentivamos essa prática, porque além de ser muito bonita e saudável, ainda reúne as famílias em momentos de descontração”.

Finalizando, Jair Stange falou sobre as perspectivas para 2015. “Trabalhei por 12 anos na parte interna da prefeitura e conheço a realidade de cada setor. Graças à isso, enquanto prefeito, sempre com o apoio da equipe administrativa e de todos os colaboradores, conseguimos fazer um trabalho firme, sério e comprometido. Encerramos 2014 com saldo positivo em caixa, e iniciamos 2015 com previsão de fazer ainda mais pelo nosso Município. Quero agradecer à todos os colaboradores, secretários, à todos os vereadores que sempre votaram os bons projetos e também deram sua colaboração para o Município. Dessa forma, com a mesma responsabilidade, queremos dar continuidade ao trabalho nesse ano, para que encerremos com o mesmo êxito e com a mesma tranqüilidade que encerramos 2014”.