Notícias

Dia da Saúde Mental é comemorada com ampla programação em Campo Erê

Postada em 01/10/2015

“No dia 10 de outubro é comemorado o Dia da Saúde Mental, e nós do CAPS estaremos promovendo na próxima semana, de 05 à 09 de outubro a I Semana da Saúde Mental no município de Campo Erê. As atividades serão promovidas pelo CAPS I Microrregional de Campo Erê e também pela Secretaria de Saúde”, destacaram os coordenadores do CAPS”.

O CAPS I Microrregional de Campo Erê foi inaugurado em abril de 2014 e atende 5 municípios, sendo eles Campo Erê, Anchieta, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Atualmente, a demanda é de 25 à 30 pacientes dia. São oferecidos aos pacientes grupos terapêuticos, oficinas de artesanato, oficinas de práticas expressivas e comunicativas, oficina de horta e jardinagem, oficina da beleza, atividade física e grupo dos alcoolistas. Desde o mês de maio do ano corrente, o CAPS está oferecendo atendimento integral aos pacientes nas terças e quintas-feiras, além de almoço e horário de descanso e lazer aos mesmos.

O CAPS conta hoje com 11 profissionais: coordenador e técnico administrativo, médico, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, pedagogo, educadora física, nutricionista, cozinheira e faxineira. Para dar início a I Semana da Saúde Mental, o CAPS promoverá uma caminhada na segunda-feira, dia 5 de outubro, com início às 14h30min saindo do Fórum, passando pela Rua Maranhão em sentido ao Sicredi, onde será realizada panfletagem divulgando o trabalho de Saúde Mental no município.

Na terça-feira, 6 de outubro pela manhã, será realizada uma roda de conversa, entre a equipe e pacientes, sobre a história da saúde mental  e sobre os transtornos psiquiátricos atendidos no CAPS.  À tarde, os pacientes realizarão passeio ao Museu da Colonização na cidade de Palma Sola.

Na quarta-feira, 7 de outubro, com início às 14h na Câmara de Vereadores haverá uma capacitação com a Coordenadora Regional de Saúde Mental, a Sra. Carla Tello. Este momento será destinado as equipes dos ESF’s dos 5 municípios atendidos pelo CAPS e também para as demais equipes da Rede de Atendimento que atuam em conjunto.

Na quinta-feira, dia 8 de outubro pela manhã, será realizado entre a equipe e pacientes CAPS, um encontro com o Padre Glauter de Campo Erê, que vai abordar a importância da família nos tratamentos em saúde mental e dependência química, e após será oferecido um momento de descontração com música. À tarde, os pacientes irão ao cinema no Centro de Eventos.

E para encerrar a I Semana da Saúde Mental, na sexta-feira 9 de outubro, a partir das 14h haverá uma pequena confraternização com todos os pacientes no CAPS.