Notícias

Barracão: Formatura dos Bombeiros Mirins é realizada dentro da programação de aniversário do Município

Postada em 12/12/2015

O curso dos Bombeiros Mirins é um Projeto executado pela 2ª Companhia dos Bombeiros Militares de Dionísio Cerqueira. O evento de formatura dos 55 participantes foi realizado no sábado, dia 5 de dezembro, com início às 14hs, na Praça Clevelândia, em Barracão



O evento recebeu crianças da região que integram o Projeto Bombeiro Mirim e ‘bombeirinhos’ de Guarujá do Sul, São José do Cedro e Princesa.

De acordo com os idealizadores, o projeto visa ensinar as crianças á praticarem o bem, salvando vidas e ajudando o próximo. Acima de todo, seu objetivo principal é formar cidadãos responsáveis e atenciosos. O Evento contou com a presença de várias autoridades locais e regionais, pais e parentes dos formandos.

Prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, que esteve presente no evento, comentou sobre a sua satisfação em acompanhar o Desenvolvimento do curso e a formatura dos alunos. “Esse é um momento de orgulho para os familiares e para a sociedade, afinal, essas crianças estão se formando em m curso que proporcionou maiores conhecimentos sobre a importância dos cuidados dentro e fora de casa, dos perigos existentes nas ruas, além de receberem aprendizados importantes sobre cidadania e valores. Felizmente, nossa Administração mantém uma boa parceria com o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, o que proporciona a realização de projetos como esse. Quero agradecer e parabenizar a cada um dos bombeiros que se empenhou em executar esse curso, além da parceria e do bom serviço que tem prestado em nossa tri-fronteira”.

É importante destacar que durante a formatura dos Bombeiros Mirins foi realizada a entrega de uma ambulância nova para a 2ª Companhia dos Bombeiros Militares de Dionísio Cerqueira, sendo que o veículo foi adquirido através de recursos do FUNREBOM (Fundo de Reequipamento dos Bombeiros) com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento oferecido para os moradores da tri-fronteira.

Na oportunidade, o Prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, destacou a importância do desenvolvimento desse curso para a formação dos pequenos cidadãos. “É uma alegria enorme poder acompanhar a formatura dessas 55 crianças no curso dos Bombeiros Mirins, tendo em vista que os participantes receberam conhecimentos importantes sobre disciplina, atenção e atendimento ao próximo”.

De acordo com o Tenente Nolan, o diferencial do curso é a sua intenção em colaborar na formação do caráter dos participantes. “Estamos lidando com crianças que estão formando se caráter através do aprendizado que recebem. Por isso, é de suma importância que o curso ofereça conhecimentos sobre cidadania e cuidados com o próximo. Para que esse projeto pudesse ser executado, contamos com a parceria dos Fóruns de Dionísio Cerqueira e Barracão, que garantiram recursos para a confecção dos uniformes, para o transporte dos alunos e para a alimentação dos mesmos”.

O curso aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros. As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade.