Notícias

Palma Sola comemora 60 anos de Extensão Rural da EPAGRI

Postada em 10/03/2016

O encontro comemorativo aconteceu no dia 29 de fevereiro, contando com a presença de lideranças, funcionários, munícipes e imprensa

 

Agrônomo da EPAGRI de Palma Sola, Gilmar Partica, falou sobre a celebração de 60 anos de extensão rural que foi realizada em várias cidades de Santa Catarina. “É com muita alegria e satisfação que realizamos esta comemoração. São 60 anos de extensão rural desde que iniciaram os trabalhos na antiga ACARESC (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina), que esteve em funcionamento até 1991. A partir disso, com a fusão da pesquisa e extensão, se transformou em EPAGRI. Atualmente temos uma caminhada de 25 anos somente de EPAGRI. Durante o encontro, tivemos a participação de ex-funcionários que contaram um pouco sobre sua história. São 12 anos que estou no Município e muitos ex-funcionários estão na memória das famílias, pois realizaram grandes trabalhos nessa empresa. Este foi um momento de reflexão, de reforçar as parcerias e trazer na memória toda a caminhada que foi construída”.

Gilmar Partica destacou alguns projetos que foram executados, através da EPAGRI, nesse período. “Durante os anos, muitos programas foram desenvolvidos pela nossa empresa. Dentre os projetos, realizamos o programa de microbacias que foi executado nos anos 80, em seguida o projeto microbacias 2 que foi executado entre 2000 á 2011 e atualmente temos o SC Rural. Todos os programas são desenvolvidos com objetivo de ações no meio rural, ambiental, econômico e social, desenvolvido com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado”.

Um grande desafio da EPAGRI é a execução de um novo projeto focado na questão da juventude rural. “Esta é uma grande preocupação para que a agricultura seja cada vez mais fortalecida. Devemos criar motivos para que os jovens tenham o interesse de ficar no meio rural. Precisamos pensar em algo que faça com que os mesmos permaneçam no campo”.