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Salgado Filho: população avalia positivamente o atendimento médico prolongado nas unidades de saúde

Postada em 24/03/2016

O atendimento fora do horário de expediente nos postos de saúde, instalado provisoriamente, é válido somente para consultas médicas, iniciando às 8hs e encerrando às 20hs

 

Secretário de Saúde de Salgado Filho, Helton Pfeifer, falou sobre o programa provisório instalado no Município que oferece atendimento médico das 8hs ás 20hs nas unidades de Saúde. “Fizemos um estudo junto aos empresários locais sobre a possibilidade de disponibilizarmos um atendimento médico fora do horário de expediente para a população, tendo em vista que já contamos com serviços desse tipo sendo prestados em áreas como a odontologia e exames físicos. É importante destacar que contamos com um plantão 24hs para casos especiais, mas precisávamos de atendimento médico em horários alternativos, para que os trabalhadores pudessem realizar seus exames ou até mesmo uma consulta sem afetar o serviço. Felizmente, graças ao empenho da equipe de Saúde e dos colaboradores, conseguimos instalar provisoriamente o atendimento fora do expediente, uma forma de teste para sabermos se essa ideia realmente teria o retorno que imaginávamos”.

Para que o atendimento fosse prestado normalmente, a equipe do Setor de Saúde se reuniu com médicos e enfermeiros que atuam no Município para esclarecer as mudanças e definir o plano de trabalho. “Com as alterações, o atendimento na área administrativa e farmacológica da Unidade Básica de Saúde inicia às 7hs30min e segue até as 11hs30min, retornando às 13hs até às 17hs. Já o atendimento médico inicia às 8hs e segue interrupto até às 20hs, sendo que as fichas serão disponibilizadas até as 19hs30min”.

De acordo com o Secretário de Saúde, a livre demanda vem atendendo os munícipes fora do horário de expediente, de forma provisória, desde o mês de novembro de 2015. “Ainda estamos em um processo de avaliação, mas estamos recebendo o aval positivo da nossa população em relação a essa alteração. Além disso, temos a livre demanda no atendimento médico, ou seja, independente da hora que a pessoa chegue à unidade de saúde, era receberá a ficha e terá a realização de sua consulta ou exame garantida”.

Hoje, o principal objetivo do Departamento de Saúde é trabalhar a área da prevenção de doenças. “Nós temos como meta atuar de forma preventiva, ou seja, investindo sempre na realização de exames e campanhas que possam combater a doença antes que ela se instale ou avance no corpo do paciente. Sem dúvidas, isso demanda muitos investimentos, mas sabemos que o retorno positivo é garantido, melhorando a qualidade de vida da população. Sem dúvidas, investir em prevenção é a melhor forma de utilizar o dinheiro público reservado para a saúde”.

Na oportunidade, Helton Pfeifer agradeceu ao apoio e compreensão da equipe de saúde, bem como a aprovação do Conselho sobre o projeto de atendimento prolongado nas unidades de Saúde e ao Executivo municipal, que entenderam a importância de trabalhar com a prevenção de doenças.