Notícias

Campeão Brasileiro rumo ao Mundial de Muay Thai na Tailândia

Postada em 20/08/2016

Gil Geines Dean de Abreu, de Barracão, irá disputar campeonato mundial no continente Asiático pela Seleção Brasileira

 

Com 10 anos de idade, Gil Geines tem vaga garantida para o campeonato de Muay Thai, na Tailândia, que acontece em março de 2017. Como será lá? O menino antecipa: “Não vai durar um round”.

Com o acompanhamento do pai, Gilberto de Abreu, o menino conquistou vários campeonatos dentro e fora do Brasil. “Conseguimos o Campeonato Brasileiro de Muay Thai e o Bicampeonato no Sul Americano e estamos no MMA (Artes Marciais Mistas) no Rio Grande do Sul”, afirmou o pai.

A trajetória começou com o pai que era lutador. Os ensinamentos foram passados desde cedo, por volta dos 5 anos. Com o incentivo e o treino, ele começou a participar de várias competições. Gil coleciona cinco títulos. Também foi campeão gaúcho e campeão paranaense.

A participação nas competições é derivada de um processo árduo: a busca por recursos e patrocinadores. No campeonato brasileiro deste ano, que aconteceu em Taubaté-SP, foi necessário arrecadar recursos. “Foi difícil porque nós iríamos para o Mundial. Tinha uma vaga pra esse evento que aconteceu em Rosário, na Argentina. Não conseguimos patrocínio. Fizemos pedágio em Dionísio Cerqueira, Flor da Serra, Palma Sola, São José do Cedro pra conseguir o dinheiro pra ir. Ele tinha uma vaga, mas como não conseguimos o suficiente, fomos para o Brasileiro”, afirmou Gilberto.

De acordo com o pai, foram 42 horas de viagem até o estado de São Paulo para que Gil se tornasse o campeão mais novo da história. A partir daí, surgiu o convite: “De lá fomos convocados para a Seleção de Santos. Ficamos 12 dias em Santos: treinando e conhecendo a cultura”, destacou.

O agradecimento também faz parte da trajetória: “Queremos agradecer a oportunidade de que tem nos apoiado: desde o vendedor de algodão doce até o Comandante da Polícia Militar e também a Bio + Academia que abriu uma porta pra nós”, afirmou o técnico.

Gilberto também desenvolve o Projeto Formando Vencedor. Gratuito, a ação na área da luta atende crianças de 4 a 16 anos e existe a mais de um ano. Os treinos acontecem no Ginásio Bragamatte, em Barracão.

Antes do evento na Tailândia, Gil participa do Super Desafio dos Campeões em Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Ele representará o Brasil no Campeonato Sul Americano que acontece nos dias 12 e 13 de novembro no Ginásio Municipal.