Notícias

Creche vai beneficiar mais de 200 crianças em Realeza

Postada em 25/08/2016

A obra é executada pela administração municipal, por meio da secretaria da educação, em parceria com o governo federal.

Iniciada em julho e com previsão de conclusão para sete meses, a obra gera em torno de 40 empregos, segundo Geraldina Bedin, secretária de Educação e Cultura. Construída no bairro Marchese, é orçada em R$ 2 milhões e deve atender as famílias que moram nas proximidades.

“Ela está localizada em um ponto importante que contempla bairros próximos como o Jardim Primavera e famílias que moram no Centro”, salientou a secretária. A construção da creche vai ao encontro dos investimentos que são realizados para a melhoria do ensino em Realeza. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB apontou que houve um crescimento na qualidade da educação nos últimos anos no município paranaense.

Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, o Ideb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos. Desse modo, a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O cálculo parte de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Resultados divulgados em 2013 apontaram uma evolução na qualidade do ensino em Realeza. Em 2011 o índice era de 6,7 e em 2013 chegou a 6,9, meta projetada para 2021. Geraldina comenta sobre o resultado: “A constante evolução do resultado observado se caracterizou por um conjunto de ações desenvolvidas pelas escolas e Secretaria de Educação, com o apoio da Administração Municipal e principalmente pelo comprometimento dos profissionais da Educação do Município”.