Notícias

Palma Sola se prepara para a tradicional festa da cultura italiana

Postada em 27/08/2016

A primeira Itália Fest acontece nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em Palma Sola. Segundo Odete Ana Delazeri, presidente da Comissão Organizadora, o motivo da mudança do nome tem relação com os novos atrativos.

O aspecto de organização mudou ao longo dos anos e com isso foi necessário realizar a adequação. Segundo Odete, quando a Associação Trevisani nel Mondo iniciou o Fest’Itália, em 2003, o nome compreendia um festival de música italiana. Com o passar dos anos inclusões foram feitas como o “Canto Coral a Capela”, em Italiano, e a I Fest’Feira, a feira do artesanato e da culinária que foi realizada nos mesmos dias do Fest’Itália.

Assim, surgiu a mudança. “Houve a necessidade em virtude de estar englobando mais eventos dentro de do maior. Então, para não mudar muito a característica nós resolvemos inverter: ao invés de Fest’Itália como nome principal, a gente vai realizar a I Itália Fest, festa italiana de Palma Sola”, declarou.

Nesta edição, com o novo nome, haverá o I Fest’ Rider, festival de piadas in talian que acontece no dia 8 de dezembro, no Auditório do Centro de Eventos de Palma Sola. Nos dias 9 e 10 acontecerá o XIII Fest’Itália, além da II Fest’Feira.

O tradicional festival da música italiana, Fest’Itália, é dividido em três categorias, de acordo com Odete: Adulto, Infantil e Coro Coral a Capela. Haverá modalidades: Clássica e modalidade Folclórica. “O primeiro Canto Coral a Capela dentro no Fest’Itália foi feito em 2015 e era tudo junto: todos os corais escolhiam a música clássica ou folclórica. Portanto, não era dividido, mas a rede hoteleira da região é pouca: não tinha local para todo mundo. Dessa forma vai ter grande público na sexta-feira e grande público no sábado”, afirmou.

Dia Evento Local
8 de dezembro de 2016  

- I Fest Rider (primeiro festival da piada in Talian)

- 2º Fest Feira
 Centro de Eventos Jacob Zandoná
9 de dezembro de 2016  

XIV Fest’Itália (eliminatória). Categoria Infantil

Categoria Adulto

Categoria Coro Coral a Capela
 Ginásio Municipal de Esportes Gentil Crestani
 10 de dezembro de 2016  

Fest’Itália. Fase Eliminatória: - Infantil, a partir das 13hs30min

- Noite: final das categorias Adulto e Infantil

- Eliminatória “Coro Coral a Capela” modalidade Folclórica
 Ginásio Municipal de Esportes Gentil Crestani

O regulamento está em fase de conclusão, mas Odete adianta a premiação. “Posso adiantar que a premiação é de mais de R$ 34 mil distribuídos nas categorias”, destacou.

Segundo ela, a expectativa é positiva. Há a confirmação de participação de pessoas de outros estados. “É surpreendente o número de inscritos. Impressionou a distância que o Fest’Itália alcança porque temos confirmado a vinda do Coro Sinfônico Comunitário da UnB, que é de Brasília. Estará presente com 32 cantores que se apresentarão e participarão”, falou.

O horário de início das atividades permanece o mesmo da edição anterior. Pela manhã às 08hs30min, à tarde por volta das 13hs30min e a noite perto das 20hs30min. Segundo Odete, o número de inscritos nas modalidades é limitado. Restam poucas vagas. Inscrições e mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (49) 3652-3228.

Para o próximo ano a ideia é fazer uma Italia Fest ainda mais atrativa. “Em 2017 a proposta é fazer o I Fest’Dança, o primeiro festival da dança Italiana. Aos poucos o Itália Fest se transforma em uma grande festa com duração de uma semana, 10 dias a exemplo que acontece nas grandes festas típicas europeias no Brasil”, salientou.