Notícias

Associação Comercial de São José do Cedro é credenciada para a emissão de Certificados Digitais

Postada em 29/08/2016

O serviço é realizado desde o dia 22 de agosto

Segundo Rui Nierdermaier, presidente da Associação, a certificação iniciou no dia 22 de agosto, após treinamento de funcionário. A Associação foi credenciada e poderá disponibilizar, para as empresas e pessoas físicas, o serviço de validação presencial de emissão do Certificado Digital na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira-ICP-Brasil. O IPC é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.

Esse processo significa uma ajuda para as empresas. “Ajuda as empresas, associadas ou não”, afirmou o presidente.

Segundo Sidinei Carbonera, da Harpa Tecnologia, o serviço vai atender as necessidades dos empresários. “Vai agilizar os processos de validação e uso”, destacou.

Sidinei também explica o processo: “Todas as empresas, profissionais liberais e pessoas do município que necessitarem comprar o certificado, podem se dirigir a Associação Comercial e efetuar a solicitação. Será agendada uma data e hora para que os clientes sejam atendidos”, afirmou.

O cliente sai com o certificado digital habilitado. Isso significa que não necessitará esperar para iniciar o uso.  

Ferramenta Inovadora:

A Certificação Digital atua como uma assinatura virtual, o que torna mais segura a prática de atividades online, como o uso de internet banking e compras. Desde o ano passado, a Receita Federal passou a remeter a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida para quem já possui a certificação. Para as empresas, por exemplo, é peça-chave para o envio de documentos e dados junto ao poder público e para emissão de notas fiscais eletrônicas.

A Empresa:

A Harpa Tecnologia e Segurança digital é devidamente credenciada no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, dentro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira– ICP-Brasil, denominada de AR Certisafe, vinculada à AC Safeweb RFB, conforme publicação no Diário Oficial da União n° 107.

São mais de 20 parceiros credenciados entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Há outros postos de atendimento em fase de credenciamento.