Notícias

Salgado Filho: Reunião abordou o novo modelo de acompanhamento do programa Família Paranaense

Postada em 22/09/2016

Evento, realizado no dia 15 de setembro no CRAS, reuniu técnicos de vários Municípios da região

 

A visita de representantes da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná teve como objetivo, o estudo do novo modelo de acompanhamento do Programa. Segundo Everton de Oliveira, psicólogo que trabalha na Unidade do Programa, o evento também é uma oportunidade para realizar uma capacitação.  “A nossa vinda tem o objetivo fazer uma discussão e uma capacitação com os técnicos que trabalham diretamente com as famílias pra implantar esse modelo de atenção, de atendimento e de acompanhamento com as famílias que mais precisam”, afirmou. Vieram dois técnicos do Escritório Regional e dois Técnicos de Curitiba, do Programa, que falaram sobre o Família Paranaense.

Esse modelo foi desenvolvido por uma consultoria contratada. “É um modelo que foi desenvolvido por uma consultoria, uma especialista em acompanhamento familiar. Ele prevê um acompanhamento da família durante dois anos com visitas domiciliares, com trabalhos individuais com a família, trabalhos em grupo também no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS. O objetivo é o fortalecimento dos vínculos entre os membros familiares e os vínculos da família com os serviços da saúde, educação, do trabalho, da assistência e outros que o Município oferece”, destacou Everton.

Ainda segundo o psicólogo, essa foi uma oportunidade de ouvir os técnicos. Foi possível saber como se dá a execução do Programa nos Municípios.

Para Alberto Arisi, prefeito de Salgado Filho, foi uma satisfação receber os vários Municípios na capacitação. “São seis Municípios que estavam aí presentes da nossa região, e nós ficamos muito felizes pela consideração do governo do Estado de trazer esse treinamento aqui mais próximo para que os Municípios não precisem se deslocar até Curitiba”, destacou. Compareceram, além de Salgado Filho, representantes de Manfrinópolis, Pérola D’Oeste, Santa Isabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste e Boa Esperança.

O Programa Família Paranaense existe desde 2012 e tem uma cobertura nos 399 Municípios do Estado do Paraná.