Notícias

Salgado Filho: Colégio Estadual Padre Anchieta realizou Jogos da Semana da Pátria

Postada em 27/09/2016

As 182 medalhas foram entregues no dia 14 de setembro

 

 Aconteceu no início do mês, os Jogos da Semana da Pátria. Realizado nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, a atividade abrangeu a participação dos alunos do Colégio Estadual Padre Anchieta, em várias modalidades.

De acordo com Eli Reisdoerfer, os jogos atenderam uma demanda de integração que era prevista do calendário escolar. “Todo ano tem essa programação e a gente resolveu esse ano fazer a semana inteira”, salientou. A decisão levou em conta os Jogos Escolares Intermunicipais-JEIs que não foram realizados em 2016.

Foram várias modalidades que foram disputadas. Teve futsal, vôlei de praia, tênis de mesa, caçador, corrida de longa distância e outras. Somente no futsal foram 41 jogos e a disciplina também contou pontos no evento. Para o diretor, os alunos participaram de forma organizada o que também contribuiu para o sucesso do evento.

As atividades foram desenvolvidas em vários locais no Município. O vôlei de praia foi realizado na quadra do Colégio. O caçador, no Ginásio do Colégio e o futsal, no Ginásio Municipal.

O futsal foi bastante procurado. “A modalidade que mais chamou a atenção, que houve procura, foi futsal. Fizemos por categoria. No futsal masculino A, foram 56 alunos. Foram oito times com sete alunos. Fizemos esses oito times pegando um goleiro pra cada time. Os professores de Educação Física, que conhecem as habilidades de cada um, colocaram um ou dois que jogam melhor em cada time e foi feito sorteio. Os times ficaram muito homogêneos”, justificou.

Para Eli, esse sorteio tornou as equipes homogêneas. Isso foi essencial para a participação dos estudantes. Outras modalidades não foram construídas nesse mesmo formato, como, por exemplo, o vôlei de praia e vôlei misto. Os estudantes criaram os seus próprios times.

Os resultados são positivos. “Não foi feito um levantamento, mas pelo menos de uma modalidade, torno de 90% dos alunos participaram. Teve poucos alunos que não compareceram, muitos do turno da noite por trabalharem durante o dia”, afirmou Eli.

Para o desenvolvimento das atividades, o Colégio contou com o apoio da Secretaria de Educação. “O pessoal da Secretaria de Educação também ajudou. Pessoal que trabalha com a Escolinha, também. Não fizeram a Escolinha naquela semana e nos auxiliaram na arbitragem, assim como os alunos com mais experiência”, afirmou.

Os alunos que conquistaram os primeiros e segundos lugares foram premiados. Foram entregues, no dia 14 de setembro, 182 medalhas.