Notícias

Manfrinópolis: Poço artesiano beneficiará mais de 50 famílias da Linha Santo Antônio

Postada em 28/09/2016

A entrega aconteceu na sexta-feira, 23 de setembro

O poço artesiano possui mais de 300 metros de profundidade. Segundo Cláudio Gubertt, prefeito do Município, foi um trabalho difícil. Foram várias perfurações sem êxito. “Foi muito difícil concretizarmos esse sonho. Nessa comunidade foram furados cinco poços”, destacou.

De acordo com o prefeito, foi muito trabalho que contou com o apoio da comunidade. Várias pessoas cederam os terrenos para perfuração. Esse processo para captação da água teve um custo elevado. Com as várias tentativas, as despesas somaram mais de R$ 100 mil. “Tivemos um gasto de R$ 100 mil, um recurso próprio do Município. Foi uma despesa orçada também por materiais bons. O cano PEAD é um cano carro. Não adianta fazer algo com materiais que não resistem. Foi um custo bastante alto, mas tudo próprio para que não devolvêssemos o dinheiro do poço que não funcionou”, disse.

Outro projeto havia sido executado na comunidade, anos antes, mas havia falhado. De acordo com o prefeito, o Ministério da Integração solicitou a devolução do recurso. Na atual gestão, a prefeitura firmou a responsabilidade do funcionamento do poço na comunidade. “Pra não devolver o dinheiro tínhamos que fazer funcionar. Corremos atrás, trabalhamos muito e conseguimos fazer. O governo do Estado também nos ajudou muito”, afirmou o chefe do executivo.

O funcionamento do poço foi avaliado como positivo. Foi realizado um teste de vasão. O nível da água não baixou dos 3.500 litros, de acordo com o prefeito. Foram mais de três dias que a bomba funcionou ininterruptamente. A obra também prevê que a água chegue até a comunidade do Alto São João. Futuramente, mais famílias poderão ser beneficiadas.

Para Adelar Guimarães, Secretário da Saúde, a obra é de extrema importância para os munícipes da localidade. “A água é prioridade na saúde. Esse povo tem muito que ganhar, muito que agradecer a administração e sabemos que dentro da saúde a água é muito importante pra todos”, afirmou.

As mais de 50 famílias terão água de qualidade para usar no dia a dia. Para Silvio Teixeira, que mora na comunidade, saúde é uma das marcas desse empreendimento. “É muito importante porque aqui é uma região bastante alta e com 10 ou 15 dias de sol, a água baixa bastante. Essa água do poço é mais saudável, é mais pura. Acredito que não tenha contaminação”, destacou.

Outras comunidades também foram atendidas com poços artesianos. Segundo o prefeito, outras seis comunidades também receberam poços artesianos e/ou ampliação de rede.