Notícias

Bom Jesus do Sul: Colégio Roberto Mazzocatto realiza o Soletrando

Postada em 20/10/2016

Participam os alunos do 5º ano

Na semana passada, aconteceu a primeira fase do Soletrando em Bom Jesus do Sul. Segundo Clauderi Farias, Secretário da Educação, foram 32 alunos que participaram.

O objetivo é disseminar o estudo da língua portuguesa. “O soletrando é uma competição, um projeto que dá oportunidade aos alunos, no decorrer do ano letivo, de buscar conhecimento necessário para estar participando. Eles estudam e refletem. É chegar e soletrar as palavras de maneira correta, mas sabendo da aplicação delas”, disse Clauderi.

Assim, o pressuposto também é de que os alunos estudem em casa, com a família, para buscar o aperfeiçoamento. O projeto conta com a participação de Rosane Piccinini, que participa voluntariamente todos os anos na coordenação da competição. Um dos motivos é a busca por neutralidade na competição.

Da primeira fase, saíram 10 classificados. A final será no mês de novembro e três alunos serão premiados. Os prêmios foram escolhidos pelos estudantes da Escola.

A professora Rosane destaca como aconteceu o surgimento desse projeto. “Surgiu no Programa do Luciano Huck. Quando existia a Faculdade da Fronteira em Barracão, nós vimos que era um programa que poderia alavancar o ensino da língua portuguesa. Nós começamos na Faculdade e foi levado para os Municípios”, disse. Uma turma de letras aplicou nos Municípios, em uma proposta com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira-CIF.

Mesmo após o fim da Faculdade e a não continuidade do programa via CIF, o Município decidiu manter o projeto. O Soletrando é estruturado a partir do novo Acordo Ortográfico, instituído em 2009.