Notícias

Pérola D’Oeste: Renato Karas consegue vaga para o legislativo com 358 votos

Postada em 01/11/2016

Ele foi o mais votado com 7,83% dos votos válidos e fala ao Jornal Tribuna Regional sobre a eleição.

Como se transcorreu mais esse pleito eleitoral, já que o senhor vem de um pleito eleitoral anterior? Como foi mais esse pleito?

Em 2012 concorremos pela primeira vez ao legislativo de Pérola. Tivemos a felicidade de nos elegermos e fizemos um bom mandato. A população assim avaliou. Eu fiz o meu melhor nesses três anos e meio de mandato. Concorremos agora à reeleição e tive a felicidade de ser o mais votado. É um sinal, uma avaliação de que a população nos avaliou e confiou em nós para mais quatro anos legislando na câmara municipal, legislando, fiscalizando os atos do executivo municipal, a partir de 2017.

Você vem de uma legislação em que foi oposição da administração. Qual é a expectativa para os próximos quatro anos estando na situação, juntamente com o prefeito e vice que foram eleitos?

É uma responsabilidade grande estar na situação. A expectativa é muito boa, muito otimista que uniu-se ao Elói e posso fazer um trabalho com muita transparência. Hoje, a principal característica que o político deve ter é a honestidade, a transparência com o dinheiro público. É só ligar a TV pra ver tanta coisa errada. As pessoas têm decepcionado a população na questão dos mandatos, a capacidade que foi confiada de administrar o dinheiro público. Temos que ter muito cuidado. Espero que o Nilson e o Elói, a partir do ano que vem, montem uma equipe de trabalho que venha atender, principalmente, as pessoas mais carentes. São pessoas que precisam de uma administração voltada para os mais necessitados.

Com relação às campanhas eleitorais do ano anterior, você foi um dos últimos vereadores a conseguir uma vaga e agora foi o mais votado. Qual é o segredo disso tudo além do trabalho?

É uma caminhada. Quando se entra na Câmara Municipal você tem muita coisa a contribuir e muita coisa a aprender. Embora eu seja da área da educação, legislar e ter um cargo público é uma coisa nova, algo que nós temos que sempre estar aprendendo. Em 2012 fomos eleitos e tivemos uma grande escola: muitos cursos em Curitiba, duas idas minhas à Brasília visitando gabinetes, viabilizando projetos para o Município. Agora é um novo mandato que vai se iniciar. Esse fruto que eu colhi nessa eleição é obra de um trabalho que a gente tem feito: visitas nas comunidades, estar com a casa sempre aberta, na rua, no teu trabalho. É o atendimento à população e você fazer o que está ao teu alcance, nunca se escondendo da população. O vereador é o para-choque do prefeito. Falo isso porque às vezes você, como vereador, recebe mais pedidos do que o próprio prefeito. Você deve levar ao conhecimento do executivo. Agora, como situação, temos muita esperança e fé que possamos fazer um trabalho ainda melhor do que esse que está se encerrando em 2016.

A mensagem ao eleitor em agradecimento aos votos?

A mensagem é de agradecimento e dizer a cada um que podem confiar nesse vereador que votou e que nós estaremos lá independente do lado que nós nos elegermos. Vamos fiscalizar e sempre estar votando aquilo que é de interesse da nossa população. O vereador Renato será sempre a favor do que beneficiará as pessoas, das emendas, projetos do executivo que tragam melhorias pra nossa população. Essa é a nossa maneira de legislar e fazer política. O cargo confiado a nós não nos pertence. Ele pertence à população que nos confiou e nos elegeu. A política passou. Eu não sou vereador apenas das pessoas que me elegeram e sim, de toda a população. Tenho responsabilidades em todas as comunidades, fiz voto em todas as urnas e podem contar comigo nesse novo mandato.