Notícias

Três novos médicos chegam ao município de Ampére

Postada em 29/04/2014

Casal de médicos cubanos vai atuar no município através do programa Mais Médicos e a outra profissional foi contratada pela Administração Municipal.

 

O município de Ampére vai contar com a atuação de três novos médicos nos próximos dias. Os profissionais chegaram à cidade na última quinta-feira, 17, e foram recebidos pelo Prefeito Hélio Alves, pelo vice-prefeito, Luiz Carlos Grzebieluckas, e pela Secretaria de Saúde, OrildesBortolomedi. Um casal de médicos cubanos vai atuar no município através do programa Mais Médicos e a outra profissional foi contratada pela Administração Municipal para aperfeiçoar o atendimento na saúde.

A clínica geral, Vanessa Rodrigues, de Ariquemes (RO), vai atuar no Posto de Saúde do Centro e realizará plantões no Hospital e Maternidade Santa Rita. “Vim para o Paraná em busca de novas oportunidades. Vou prestar meu atendimento à população no Posto de Saúde e no Hospital através de plantões”, afirma. Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Rita está realizando uma reestruturação em seus plantões em buscar de oferecer melhor atendimento à comunidade.

O casal de médicos cubanos Agostin Gutierrez e Annya Aurora, especialistas em medicina comunitária, vieram trabalhar no Brasil no através do Programa Mais Médicos do governo federal e ficarão em Ampére por três anos.  Após um período de cerca de 15 dias – para adaptação e cadastramento no Ministério da Saúde, os profissionais iniciarão os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Gutierrez atuará em Postos de Saúde do interior no período da manhã e no Posto de Saúde do Centro na parte da tarde. Já Annya ficará responsável pelo atendimento na UBS Santa Mônica. “Viemos ao município de Ampére para ajudar a melhor o sistema de saúde, isto é, mudar estilos de vida e trabalhar a prevenção de doenças”, ressalta a médica de Havana, capital de Cuba.

Dentro da carga horária de trabalho dos médicos estrangeiros que estão no Brasil está previsto um período para estudo e aprofundamento a respeito dos medicamentos que aqui são utilizados. De acordo com Agostin Gutierrez, o seu objetivo é prestar o melhor atendimento à população. “Estou muito feliz por ter essa oportunidade de trabalhar com o povo brasileiro levando saúde e qualidade de vida para a população mais necessitada”. Gutierrez possui mais de 20 anos de experiência e já atuou em países como Venezuela e República Dominicana.

 

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

No final do mês de abril, o município de Ampére recebeu a médica cubana Lidia Herrera Hernandes também através do Programa Mais Médicos. Atualmente, a profissional está trabalhando na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças. A Prefeitura Municipal de Ampére é responsável pela alimentação e moradia dos profissionais estrangeiros.