Notícias

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bela Vista da Caroba apoia mobilizações dos agricultores na conquista de benefícios

Postada em 13/05/2014

Em parceria com a Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul), importantes ações estão sendo realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bela Vista da Caroba, objetivando atender as demandas e os anseios dos agricultores familiares, motivando-os e mobilizando-os na busca de novas iniciativas e políticas para o setor

 

CARAVANA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Com o intuito de debater importantes questões ligadas à agricultura e de criar uma pauta de reivindicações, na busca de benefícios para a agricultura familiar, nos dia 21 a 26 de abril realizou-se a caravana da agricultura familiar.

A secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bela Vista da Caroba, Ladi Erthal, informou que no dia 21 de abril a caravana teve início no Município de Palmeiras, com debates sobre a importância da agroecologia para a agricultura.

Os assuntos debatidos na caravana foram divididos entre as seis regiões do Estado do Paraná. Os principais pontos discutidos foram as questões da previdência social; organização da produção; comercialização, tratando principalmente do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); e a importância da agricultura na produção do biodiesel.

A iniciativa encerrou no dia 26 de abril, em Capanema. “Durante a caravana pudemos conhecer diferentes realidades e experiências. Realizamos visitas em propriedades e em comunidades, em seguida retornamos à sede do município, onde fizemos o debate com os municípios da região. Com certeza, foram dias de muito conhecimento”, destacou.

Na caravana foi elaborada uma pauta de reivindicações que será encaminhada aos órgãos competentes na Capital Federal, objetivando a conquista de recursos em benefício da Agricultura Familiar.

MOBILIZAÇÃO

No dia 29 de abril, em frente à Caixa Econômica Federal de Cascavel, os agricultores se mobilizaram para reivindicar mais agilidade nos processos de liberação dos recursos para a concretização das habitações rurais. Reivindicaram também a aceitação, por parte dos órgãos financeiros, de novas propostas de habitações, para que mais famílias sejam contempladas com novas moradias.

Segundo Ladi Erthal, foram realizadas audiências com a superintendência do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, a fim de buscar soluções para as pautas reivindicadas e apresentar novas propostas. Ambos garantiram mais agilidade nos processos de liberação dos recursos e a liberação de mais 40 mil unidades habitacionais nos próximos meses. “Fomos atendidos na teoria, agora esperamos ser atendidos também na prática. Essa mobilização não aconteceu somente em nível de Estado, mas em nível nacional. O coordenador nacional da Fetraf e a Presidente da Cooperhaf dos três estados do sul também estiveram reunidos com o representante do Ministério das Cidades, em Brasília, buscando soluções”, disse ela. 

HABITAÇÕES EM BELA VISTA DA CAROBA

No Município há um projeto de 33 casas em andamento. Destas, 10 são por intermédio do Banco do Brasil e 23 pela Caixa Econômica Federal. Há outro grupo de dez unidades em formação, que no momento está em processo de organização da documentação, que será enviada à Cooperahaf (Cooperativa de Habitação) e posteriormente encaminhada aos agentes financeiros.

Existe ainda outro grupo de 25 famílias inscritas para a reforma das casas. Este já está com a documentação pronta e cadastrada.